Zé Renato comanda o projeto Música + no CCBB
Até novembro, artista recebe convidados para debater diversos temas. O primeiro encontro é nesta quarta (25/5)
atualizado
Compartilhar notícia
Em 2016, o cantor e o compositor Zé Renato (foto no alto) comemora 60 anos, 40 deles dedicados à arte. Para comemorar datas tão importantes, o artista capixaba preparou uma série de novos trabalhos, entre eles, o projeto “Música +”, que tem o primeiro encontro em Brasília marcado para esta quarta (25/5).
Até novembro, Zé Renato recebe no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil convidados de diversas áreas para conversar sobre teatro, futebol e carnaval, entre outros temas. Tudo acompanhando por uma trilha sonora de primeira.
O Metrópoles conversou com artista sobre os novos projetos e as melhores lembranças desses 40 anos de carreira. Confira a entrevista:
Como nasce o Música +?Surgiu quando, em 2010, a Casa França Brasil propôs que eu ocupasse um dos espaços de lá com um projeto. Assim me ocorreu a ideia de misturar músicas com assuntos diversos. Naquela ocasião, realizamos algumas versões, tais como acontecerá em Brasília e depois no Rio de Janeiro.
O projeto conversa com o teatro, o futebol, a culinária e o carnaval, entre outros temas. Qual foi o seu critério para selecionar os convidados para conversas tão diversificadas?
Com relação aos músicos, boa parte deles poderia participar de quase todos os assuntos propostos tal a qualidade e conhecimento que têm a respeito da música brasileira. Os demais convidados encarregados de conduzir a conversa são especialistas nos respectivos assuntos propostos como, por exemplo, Ana Maria Machado, premiada autora infantil que participará no Música + criança com Marcelo Caldi; e Haroldo Costa, encarregado do Música + carnaval junto com Eduardo Dussek.
São 60 anos, sendo 40 deles dedicados à arte. Como você está comemorando essas datas tão especiais?
Trabalhando muito e sempre diversificando as áreas de atuação, como a realização do Musica+ e outros projetos, como os DVDs do “Dobrando a Carioca” (projeto com Jards Macalé, Guinga e Moacyr Luz), previsto para sair no segundo semestre. Também tem o primeiro DVD da Banda Zil, gravado no dia 19 de maio, com previsão de lançamento para o final do ano.
Qual é a melhor lembrança que você tem dessas quatro décadas de música?
São muitas. Porém, uma das mais marcantes, sem dúvida, foi a gravação bem-sucedida do primeiro disco do Boca Livre que, mesmo independente, atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas em 1979. Um feito histórico.
Você não lança um disco há algum tempo. Há previsão de novo CD ou DVD?
O mais recente foi o ZR Trio, de 2014, que ganhou o Prêmio da Música Brasileira de melhor grupo. O próximo, apesar da data de gravação indefinida, certamente será de músicas autorais, já que tenho produzido bastante com vários parceiros, entre eles, Pedro Luís, Joyce, Paulo César Pinheiro e Otto.
Programação completa:
Dia 25 de maio, Música + Teatro com Zé Renato com Soraya Ravenle e Flávio Marinho.
Dia 26 de maio, Música + Futebol com Zé Renato com Moacyr Luz e Marluci Martins.
Dia 29 de junho, Música + Culinária com Zé Renato com Danilo Caymmi e Thiago Castanho.
Dia 30 de junho, Música + Criança com Zé Renato com Marcelo Caldi e Ana Maria Machado.
Dia 27 de julho, Música + Política com Zé Renato com Pedro Paulo Malta e João Pimentel.
Dia 28 de julho, com Música + Humor, com Zé Renato com Pedro Miranda e Reinaldo Figueiredo.
Dia 15 de agosto, Música + Carnaval com Zé Renato com Eduardo Dussek e Haroldo Costa.
Dia 19 de setembro, Música + Ambiente com Zé Renato com Nina Becker e Henrique Lian
Dia 17 de outubro, Música + Televisão com Zé Renato com Jussara Silveira e Mauro Ferreira.
Dia 21 de novembro, Música+ Cinema com Zé Renato e Ruy Castro.
Todos os encontros são no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22; 3108-7600). Dias 25/5 e 26/5, às 19h30. Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). À venda na bilheteria do teatro. Não recomendado para menores de 12 anos.