Xande de Pilares fala sobre homenagem emocionante a Caetano Veloso
O sambista lança Xande canta Caetano, seu novo álbum, nesta sexta-feira (4/8), com clássicos do ícone da MPB
atualizado
Compartilhar notícia
O sambista Xande de Pilares, conhecido por sua versatilidade musical, lança nesta sexta-feira (4/7), seu novo álbum, Xande canta Caetano, em homenagem ao legado de Caetano Veloso. O álbum com clássicos do ícone da MPB, como Gente, Tigresa e Diamante Verdadeiro, é lançado três dias antes do aniversário do baiano, que completa 81 anos na próxima segunda-feira (7/8).
Segundo Xande, ele começou a “respirar” a musicalidade de Caetano ainda muito jovem, entre os 11 e 12 anos. Sempre acompanhando o trabalho do artista, o sambista virou amigo dele e conta que o desejo de fazer um disco dedicado ao cantor surgiu em um dos encontros musicais na casa de Paula Lavigne.
Xande revela ainda que o disco foi um pedido de Caetano: “Sempre quando terminava as cantorias a gente ficava batendo um papo. E entre esses bate-papos, cantei Ela e Eu, ele adorou, e aí surgiu a ideia de fazer um show no teatro, e no meio dessa conversa toda, o Caetano deu a ideia de fazer um disco cantando ele”.
O sambista revelou ainda que não alterou o tom das músicas de Caetano, e que, apesar de trazer uma nova versão das canções, tentou manter a originalidade das obras do artista. “Eu poderia cantar em tons mais altos, mas o Xande de Pilares estaria em sua zona de conforto. De novo, eu adicionei a divisão das músicas e mudei um pouco a melodia. É mudar, mas não mudar totalmente”, completa.
Nesta quinta-feira (3/8), Caetano compartilhou um vídeo feito durante a gravação do disco, em que chora no estúdio e contou como se sente com a homenagem.
“Meus filhos e eu tínhamos Tá Escrito como parte do repertório de Ofertório — nosso projeto em família entre 2017 e 2019, mas eu não poderia imaginar que anos depois ganharia um presente tão bonito quanto o álbum Xande Canta Caetano”, afirmou.