Violeiro de Ceilândia, Seu Zeca estreia em estúdio aos 77 anos
O músico gravou clipe e cinco músicas, dando início à carreira profissional
atualizado
Compartilhar notícia
Seu Zeca é um típico morador do Distrito Federal. Aos 77 anos, esse simpático aposentado, vindo do Piauí para morar em Brasília, realizou um grande sonho: virar músico. Violeiro de mão cheia, ele gravou cinco de suas músicas e um videoclipe.
O projeto Serenata do Seu Zeca surgiu de um pedido. “Quando meu afilhado veio aqui em casa, minha esposa pediu para ele me ajudar. Aí ele me levou no estúdio e depois pra dentro do Lago Paranoá [cenário do clipe]”, lembra o artista.
Seu Zeca começou a se interessar por música em 1986. “Na época, eu trabalhava em uma farmácia. Aí, numa tarde de folga, tava tomando uma cervejinha, peguei o violão e toquei. Gostei da brincadeira”, recorda.
Depois de se aposentar – atualmente, ele vive com um salário mínimo do benefício previdenciário e de um mercadinho improvisado no fundo da casa no P Sul –, Seu Zeca aproveitava os dias na rede e, de ouvido, foi aprimorando o talento ao violão.
Som popular
“Ficava lá, sozinho, e tocando. Nunca fiz aula. As músicas foram surgindo naturalmente”, conta. O estilo preferido é o popular: xote, samba e sertanejo. “É simples e bom”, garante.
Em outubro e novembro, ele gravou cinco de suas músicas no Hi-Fi Studio, da 503 Sul, Sempre que a história de Seu Zeca era contada a alguém, mais uma parceria surgia pra realizar seu sonho. Entre elas, a produtora 3º Andar, de Caio Almeida e Iago Kieling, que deram um videoclipe ao músico.
Sem nunca ter olhado para uma câmera de vídeo, Seu Zeca criou coragem e cantou a música Solidão mais de 10 vezes até que o material bruto ficasse registrado e disponível para edição. A direção é de Josuel Junior.
O videoclipe e as cinco músicas serão um presente de Ano-Novo para Seu Zeca. A ideia é apresentar o material aos amigos e familiares de Seu Zeca numa celebração em sua casa, em Ceilândia, e disponibilizar na internet para os parentes mais distantes já na primeira semana de 2020.