metropoles.com

Veja referências e críticas de This is Not America, clipe de Residente

Rapper porto-riquenho e a dupla franco-cubana Ibeyi trazem série de questões relacionadas ao continente americano, incluindo Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Live Nation
Rapper Residente
1 de 1 Rapper Residente - Foto: Live Nation

O rapper porto-riquenho Residente se tornou um dos nomes mais comentados nas redes sociais por conta do lançamento do clipe This Is America. A música, com o duo franco-cubano Ibeyi, traz várias referências ao continente americano e segue o princípio de que “a América não é apenas os Estados Unidos”, como diz certa parte da composição. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), também é lembrado.

Após o lançamento do clipe, uma série de comentários sobre as críticas presentes começaram a aparecer. No Twitter, o perfil @lftofoli reuniu algumas das referências. Veja as principais:

Como dito anteriormente, o Brasil é um dos países citados na música. No clipe, um personagem, em terno e gravata, aparece fazendo uma refeição com carne na frente de um menino indígena que parece faminto. Em sequência, ele limpa a boca na bandeira nacional. A indicação é que seja uma referência a Jair Bolsonaro, presidente do país (imagem 1).

O Brasil também é mencionado em uma cena que mostra uma imagem dividida no meio, onde um homem negro segura a taça da Copa do Mundo em um estádio de um lado e segura um fuzil em uma favela no outro lado (imagem 2).

6 imagens
Imagem 2 - This Is America
Imagem 3 - This Is America
Imagem 4 - This Is America
Imagem 5 - This Is America
Rapper Residente, cantor de This Is America
1 de 6

Imagem 1 - This Is America

Reprodução
2 de 6

Imagem 2 - This Is America

Reprodução
3 de 6

Imagem 3 - This Is America

Reprodução
4 de 6

Imagem 4 - This Is America

Reprodução
5 de 6

Imagem 5 - This Is America

Reprodução
6 de 6

Rapper Residente, cantor de This Is America

Live Nation

No início da produção, o artista cita a obra do chileno Alfredo Jaar, onde explicita que os Estados Unidos não são sinônimo de América. Esse, inclusive, é o tema explorado na canção (imagem 3).

Como bom porto-riquenho, Residente também lembra a ação direta liderada pela nacionalista porto-riquenha Lolita Lebrón na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos em 1954 (imagem 4).

Outra cena forte e simbólica remete ao assassinato do músico Víctor Jara pela ditadura de Augusto Pinochet. Ao mesmo tempo, o momento reproduz uma cena de This Is America, single de Childish Gambino, com menção ao cantor na composição (imagem 5).

Rapper Residente

René Pérez Joglar, conhecido como Residente, é vocalista da banda Calle 13. O cantor iniciou a carreira no reggaeton, mas atualmente trabalha com música experimental, transitando por vários gêneros. Com letras carregadas de ideologias sociais e políticas, traz o ritmo das ruas para os lançamentos.

Pelo grupo, Residente tem três Grammy e 21 Grammy latinos. Na carreira solo, ele tem o Grammy de Melhor Álbum de Rock, Urbano ou de Música Alternativa com o álbum homônimo. Esse mesmo disco também venceu a categoria de Melhor Álbum de Música Urbana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?