metropoles.com

Trampa lança clipe interativo de protesto contra a Lei do Silêncio

Quinteto brasiliense apresenta nesta quarta (7/6) o vídeo interativo da música “Cidade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Thaís Mallon/Divulgação
TRAMPA no Canadá
1 de 1 TRAMPA no Canadá - Foto: Thaís Mallon/Divulgação

A banda Trampa lança nesta quarta (7/6) um clipe interativo de protesto contra a chamada Lei do Silêncio, alvo de críticas da classe artística de Brasília desde que a regulamentação entrou em vigor, em 2008. No vídeo da música “Cidade”, faixa do recente disco “Viva la Evolución!” (2016), quem assiste decide se música é sinônimo ou não de barulho.

A depender da resposta, o espectador vê um videoclipe diferente. Se disser sim, a banda toca com amplificadores desligados. Se a escolha for não, a música é mostrada em sua forma original, com instrumentos no volume máximo.

“Quando você limita as casas de show, os bares, a vida noturna em si, a primeira parte que sofre com isso é a cultura. A música é a primeira coisa a ir embora quando vem a Lei do Silêncio”, opina Rafael Maranhão, guitarrista da Trampa.

7 imagens
1 de 7

Reprodução/Facebook
2 de 7

Reprodução/Facebook
3 de 7

Thaís Mallon/Divulgação
4 de 7

5 de 7

Reprodução/Facebook/Thaís Mallon
6 de 7

Divulgação
7 de 7

Divulgação

 

Manifesto interativo
A Lei 4092/2008 proíbe emissão sonora acima de 55 decibéis após 22h. É um pesadelo para músicos, donos de bares e casas de show. Tanto que vários artistas da cidade corroboram o protesto da Trampa no clipe de “Cidade”.

Músicos como Lucas Furtado, da banda Scalene, e André Gonzales e Esdras Nogueira, da Móveis Coloniais de Acaju. Juliana Pagul, dona do Balaio Café, também participa do videoclipe. Após sucessivas interdições e multas impostas pela Lei do Silêncio, o espaço foi definitivamente fechado em dezembro de 2015.

David Murad, diretor de “Cidade”, distribuiu o quinteto em pontos distintos de Brasília, como entrequadra e passarela subterrânea. Uma das locações mais representativas é a Praça dos Prazeres (201 Norte), o “quintal” do extinto Balaio.

“Pensei em um manifesto em que a gente colocasse na mão das pessoas a questão se música é barulho ou não”, explica o publicitário e criador do bloco de Carnaval Babydoll de Nylon. Ainda em 2017, Murad deve lançar um documentário sobre a turnê da Trampa no Canadá, no fim de 2016.

Veja o clipe de “Cidade”:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?