Torre de TV ganha primeira placa da Rota Brasília Capital do Rock
Inauguração acontece nesta terça-feira (13/7), com a presença de músicos como Digão, da banda Raimundos, e Philippe Seabra, da Plebe Rude
atualizado
Compartilhar notícia
No Dia Mundial do Rock, celebrado nesta terça-feira (13/7), a Torre de TV vai ganhar a primeira placa da Rota Brasília Capital do Rock. A inauguração acontece a partir das 10h, e vai contar com a presença de artistas que ajudaram a propagar a cultura roqueira do cerrado pelo mundo como os vocalistas Philippe Seabra, da banda Plebe Rude, e Digão, dos Raimundos. Além da secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.
O projeto visa homenagear os artistas que transformaram a fama de cidade burocrática na capital do rock nacional, na década de 1980, graças ao som de Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Aborto Elétrico, entre outros.
“Brasília merece demais uma iniciativa como essa. Quando tocávamos fora da cidade e até do país, sentíamos um imenso respeito do público e o reconhecimento da nossa cidade como Capital do Rock!”, conta Digão. O vocalista lembra que tudo começou nos anos 1980 e 1990, com a Turma da Colina. Um grupo de jovens amigos inspirados pelas bandas britânicas e referências do punk internacional, que se reuniu no conjunto de prédios usados por professores e estudantes da Universidade de Brasília para fazer o melhor rock do Brasil.
Ao todo, 15 placas da Rota Brasília Capital do Rock serão instaladas pela cidade. Além da Torre de TV, o roteiro passará por lugares como a Colina da Universidade de Brasília (UnB), onde muitos músicos moravam, o Edifício Rádio Center, onde os roqueiros ensaiavam, e na SQS 303, antiga residência de Renato Russo, entre outros.
Confira a Rota Brasília Capital do Rock:
1. Torre de TV – Onde vários grupos se apresentaram ao longo dos anos
2. UPIS – Onde havia várias apresentações
3. QI 8 Lago Norte – Residência de Philippe Seabra
4. Colina UnB – Onde moravam vários dos músicos
5. Ed. Rádio Center – Onde as bandas ensaiavam
6. Esplanada dos Ministérios – Grandes shows de aniversário da cidade
7. Estádio Nacional Mané Garrincha – Apresentação de Legião Urbana e Capital Inicial
8. SQS 303 – Residência de Renato Russo
9. Espaço Cultural Renato Russo – Antigo Teatro Galpãozinho (508 sul)
10. Entrequadra 110/111 SUL – Food’s – Onde as bandas subiam em caminhões para se apresentar
11. Centro de Convenções Ulysses Guimarães
12. Concha Acústica de Brasília – Lançamento do LP Rumores
13. Centro Comercial Gilberto Salomão – Lago Sul – Local do primeiro show do Aborto Elétrico
14. Residência Raimundos – QI 9 do Lago Sul – Casa do Digão
15. Ermida Dom Bosco – Onde se costumava promover shows de rock