Sinéad O’Connor rasgou foto do papa ao vivo em televisão dos EUA
Cantora irlandesa, Sinéad O’Connor protagonizou um momento histórico nos Estados Unidos. Ela morreu nesta quarta-feira (27/7)
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto cantava War, de Bob Marley, que traz críticas sobre preconceitos e desigualdades sociais na letra, a artista se virou para a câmera e rasgou a imagem do pontífice. Mais de 20 anos depois, o momento é considerado história para a televisão dos EUA. “Lutem contra o verdadeiro inimigo”, declarou Sinéad.
Sinéad ainda contou que a placa de “aplausos” não foi acesa pelo programa e, por conta disso, a plateia ficou em silêncio. Mais tarde, a cantora relatou que a sua ação foi feita em forma de protesto contra as denúncias de abusos sexuais a clérigos da Igreja Católica. Na época, diversas pessoas ligadas ao Vaticano estavam sendo relatadas.
O protesto não foi bem visto pelo público dos Estados Unidos, que passou a promover boicotes, e, de acordo com a artista, a ameaçaram de morte. Ela ainda teve diversos shows cancelados naquele país. Em uma das ações contra Sinéad, alguns manifestantes colocaram um rolo compressor para passar sobre vários discos da irlandesa, e, assim, não conseguiram mais emplacar músicas nas rádios americanas.