metropoles.com

Série de shows reúne poemas musicados de Fernando Pessoa

Trio Os Bandarra, liderado pelo cineasta André Luiz Oliveira (foto, no centro), apresenta o espetáculo “Mensagem” a partir desta sexta (23/10), no Museu dos Correios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: Divulgação

Radicado em Brasília desde o início dos anos 1990, André Luiz Oliveira gosta de brincar dizendo que não é “nem músico nem cineasta de carreira”. Na verdade, ele desenvolve as duas faces artísticas em paralelo.

Diretor de “Meteorango Kid – O Herói Intergaláctico” (1969), um clássico do cinema marginal, o instrumentista encerra um projeto que lhe consumiu três décadas: musicar os 44 poemas do livro “Mensagem” (1934), de Fernando Pessoa. A partir desta sexta (23/10) e até 14 de novembro, uma série de oito shows gratuitos no Museu dos Correios dá notas finais ao trabalho.

A obra nasceu por pura paixão pela obra do poeta português. “Me encharquei de leituras, me embriaguei com a questão lusitana, a mítica da origem do povo português, as navegações, o misticismo messiânico”, enumera o compositor de 67 anos.

Ouça trechos da trilogia “Mensagem”

Entre poesias e melodias
Cercado por nomes populares, Oliveira iniciou o trabalho em 1985, com a gravação do primeiro CD. Nas doze faixas ali presentes, há participações de Caetano Veloso, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Gal Costa e Belchior, entre outros artistas. Músicos de calibre também interpretaram os poemas no segundo, lançado em 2003, e no derradeiro “Mensagem 3”, nas lojas a partir de terça (27/10). O material completo do projeto também rendeu um box de tiragem limitada, disponível na mesma data.

Divulgação
Capa do CD “Mensagem 3”: participações de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Carlinhos Brown. Foto: Divulgação.

Em 1991, o projeto assumiu formato de banda quando Oliveira (voz e violão) montou o trio Os Bandarras com Cláudio Vinícius (viola caipira e teclado) e Ocelo Mendonça (violoncelo e flauta). Na turnê atual, o grupo terá reforço do percussionista Leander Motta.

A própria trajetória musical de Oliveira nasceu em solo lusitano. Com dois longas no currículo, “Meteorango” e “A Lenda de Ubirajara” (1975), ele se reinventou como violonista em Lisboa, cidade que adotou na década de 1970. Circulou em casas noturnas e só voltou a filmar em 1994, com “Louco por Cinema”, vencedor do Festival de Brasília.

“Mensagem” em documentário
A trilogia ganha acordes finais somente em disco. Assim que cumprir as apresentações no Museu dos Correios, Oliveira volta-se para o documentário “Mensagem, Mito e Música”. “Nele, exploro a figura de Pessoa no contexto da modernidade da língua portuguesa e a postura dele diante da literatura mundial”, adianta. O cineasta planeja inscrever o filme em editais de finalização e levantar recursos para terminar a produção.

O trabalho cinematográfico mais recente de Oliveira é “Ziriguidum Brasília – A Arte e o Sonho de Renato Matos”, seu quinto longa, lançado em agosto no Cine Brasília. Além de “Mensagem”, ele concentra energias em outros dois projetos: um longa sobre a não realização de um filme, “Viva o Povo Brasileiro – Por Que Não?”, em parceria com o produtor Márcio Curi (“A Última Estação”), e “Ecos do Silêncio”, ficção ainda em fase de roteiro sobre autismo.

Programação:

23/10 e 24/10 – “Brasão” (primeira parte, seções I e II)
30/10 e 31/10 – “Brasão” (primeira parte, seções III a V)
6/11 e 7/11 – “Mar Português” (segunda parte)
13/11 e 14/11 – “O Encoberto” (terceira parte)

Dias 23/10, 24/10, 30/10, 31/10, 6/11, 7/11, 13/11 e 14/11, às 20h, no Museu dos Correios (Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, 3213-5076). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?