Saiba por que a dupla Chrystian e Ralf se separou
A dupla Chrystian e Ralf pôs um ponto final na carreira após 40 anos juntos em 2021. Chrystian morreu nessa quarta (19/6)
atualizado
Compartilhar notícia
A dupla Chrystian e Ralf encerrou a carreira em 2021, após 40 anos de estrada, mas voltou a ser assunto em fevereiro deste ano. Com a notícia de que Chrystian passaria por uma cirurgia de transplante de rim, o nome dos dois voltou à tona. Ele acabou morrendo na noite de quarta-feira (19/6), aos 67 anos de idade, após passar mal e ser levado de helicóptero para um hospital em São Paulo.
Uma das dúvidas que surgiu, então, foi o motivo de os dois terem se separado, mesmo tendo um currículo de quatro décadas de sucesso. A opção de colocar um ponto final em tudo foi de Chrystian, que decidiu seguir carreira solo.
“Eu assinei um contrato por cinco anos como você está sabendo para fazer essa carreira solo; Então, por no mínimo cinco anos, a dupla Chrystian e Ralf vai estar fora da ativa”, afirmou em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, na época.
Ele garantiu ainda que nenhuma briga motivou a separação. Segundo o artista, os dois conviviam bem.
“A gente nunca teve grandes problemas. Tinha divergências de opiniões como qualquer relacionamento, que a gente, no fim das conts, acaba resolvendo”, afirmou.
O fim, após tantos anos juntos, foi definitivo. No ano passado, Ralf falou sobre o assunto e afirmou que não voltaria a fazer parceria com o ex-companheiro.
Chrystian chegou a ser internado e passaria por transplante
O cantor Chrystian, que formava dupla com Ralf, foi internado no Hospital do Rim (HRIM), em fevereiro, e passaria por um transplante de rim no próximo mês, por conta de uma condição genética.
Ele sofre de rim policístico, um distúrbio hereditário em que grupos de cistos se desenvolvem nos rins. Porém, ao fazer exames pré-operatórios, o cantor descobriu outros problemas que adiaram o transplante para o fim do ano. Mas ele morreu antes.
A doadora do novo órgão seria Key Vieira, esposa de Chrystian, por meio de uma laparoscopia.
“O cantor está bem, sem qualquer problema, e cumpre a agenda de shows até a data do procedimento. A recuperação é rápida e a programação é que o cantor volte aos palcos no dia 20 de abril, em show já agendado”, disse um comunicado da equipe dele à época.
“A dupla não retornará jamais”
Em 2022, Ralf também deu declarações de que a dupla estava oficialmente encerrada e nunca mais se reuniria nos palcos. O fim definitivo foi anunciado por Ralf, na época em que lançou trabalho solo.
“A gente separou mesmo. A dupla não retornará jamais”, sentenciou Ralf ao jornalista André Piunti, em entrevista que divulgada no YouTube.
Em 2021, os irmãos se dedicaram a suas carreiras paralelas. Ralf, por exemplo, cantou ao lado de Eduardo Costa no projeto Mitos. Os fãs, contudo, ainda mantinham esperanças de rever a dupla em um novo trabalho (o último single inédito foi lançado em 2019).
Ralf, durante a entrevista reveladora a André Piunti, tratou de pôr fim a qualquer possibilidade de retomar a parceria com Chrystian. Eles chegaram a se separar em 2000, mas retornaram aos palcos já no ano seguinte. Desta vez, o fim não tem volta.
“A maioria das pessoas acha que a dupla vai voltar, a dupla está ‘não sei o quê’. Não há por que eu fazer um solo, fazer um projeto igual ao feito no Mitos, e agora com o lançamento desse EP, e depois voltar a dupla. Seria uma mediocridade, uma idiotice, não há por quê ter esse tipo de carreira. Então a dupla terminou mesmo, definitivo”, explicou.
“Certeza?”, indagou Piunti, surpreso. “Absoluta, absoluta!”, cravou o cantor.
Durante quatro décadas, Chrystian e Ralf se tornaram referências na música sertaneja e foram reconhecidos como “a dupla mais afinada do Brasil”.
Juntos, os irmãos lançaram mais de 20 álbuns e ultrapassaram 6 milhões de discos vendidos, além de emplacarem hits como Chora Peito, Nova York, Saudade, Bijuteria, O Que Tiver de Vir, Virá, Prazer por Prazer e Minha Gioconda, tema da novela O Rei do Gado.