Ruy Maurity, cantor e compositor, morre aos 72 anos, no Rio
De acordo com o irmão, cantor projetado na década de 1970 morreu depois de sofrer duas paradas cardíacas após uma endoscopia
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu na madrugada de sexta-feira (1/4) Ruy Maurity (foto em destaque), cantor e compositor de Serafim e seus filhos, A Xepa e Nem ouro nem prata, sucessos de rádio nos anos 1970. Maurity foi um dos precursores do rock rural. O artista tinha 72 anos. De acordo com o pianista Antonio Adolfo, irmão de Maurity, o cantor estava em coma havia duas semanas, depois de sofrer duas paradas cardíacas após uma endoscopia. As informações são do jornal O Globo.
Ainda segundo ele, uma das paradas cardíacas durou oito minutos. O velório será realizado a partir das 11h deste sábado (2/4), no Memorial do Carmo do Caju, no Rio de Janeiro. A cremação do corpo está marcada para as 14h.
Nascido em Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, Ruy Maurity de Paula Afonso gravou o seu primeiro LP há 52 anos, intitulado Este é Rui Maurity. Em 1971, veio o seu maior sucesso: Serafim e seus Filhos, lançado no LP Em busca do ouro.
Sua mãe foi a primeira violinista a integrar a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal. Maurity aprendeu a tocar violão sozinho. Em 1970, venceu o Festival Universitário do Rio de Janeiro com a música “Dia cinco”, que compôs junto com Zé Jorge.