metropoles.com

Retrospectiva 2018: Ariana Grande foi o grande destaque do pop

Ao lado da cantora, aparecem Lady Gaga, Cardi B, Camila Cabello e Janelle Monáe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Stella Woo/Arte
Abre_cantoras-internacionais-pop
1 de 1 Abre_cantoras-internacionais-pop - Foto: Stella Woo/Arte

Os balanços de fim de ano, na música pop, são convidativos a vários embates nas redes sociais. Quem foi a grande diva de 2018? Se for para apontar um nome: Ariana Grande.

Poucas artistas conseguiram passar por uma montanha-russa emocional em um período tão curto. Lançou o single No Tears Left To Cry, a morte por overdose de Mac Miller e o encerramento com o aclamado Thank U, next. Ufa!

Mas não foi somente Ariana quem causou comoção no mundo pop. Cardi B, Lady Gaga, Camila Cabello e Janelle Monáe também tiveram um 2018 memorável.

Veja a seleção do Metrópoles dos destaques pops de 2018:

Virginia Sherwood/NBC/NBCU Photo Bank via Getty Images
Ariana Grande: o grande destaque do ano

 

Do céu ao inferno e ao céu novamente
Ariana Grande termina 2018 confirmando seu nome entre as grandes personalidades da indústria fonográfica mundial. Não à toa, a cantora recebeu duas indicações ao Grammy 2019: Melhor Álbum Pop por Sweetener (2018) e Melhor Performance Pop em God is Woman.

Não bastasse isso, Ariana passou por poucas e boas. Enquanto Sweetener e No Tears Left To Cry, seu principal single, ganhavam elogios da crítica mundial, a vida pessoal da cantora mergulhava em uma trama de dor e tristeza. Após ser vítima de um atentando na Inglaterra, ela viu o ex-namorado Mac Miller morrer por overdose – e lidar com acusações maldosas de que teria alguma responsabilidade nisso.

Porém, a artista deu a volta por cima. Encerrou 2018 no auge, com um dos melhores e mais importantes lançamentos do ano. Thank U, Next acumula 213 milhões de views em apenas um mês e conquistou a todos com referências a comédias românticas dos anos 2000.

Tchau, girlband
Em 2018, todos temos uma certeza: em algum momento você cantou “Havana, ooh na-na”. O hit de Camila Cabello, ex-integrante do Fifth Harmony, a colocou como uma das principais figuras do ano.

Jamie McCarthy/Getty Images
Camila Cabello se deu muito bem na fase pós-Fifth Harmony

 

Com Camila (2018), disco de estreia da carreira solo, ela emplacou quatro singles no topo das paradas da Billboard: I Know What You Did Last Summer, Bad Things, Never Be The Same e a prória Havana. Além disso, a cantora faturou duas indicações ao Grammy 2019 (Melhor Álbum Pop e Melhor Performance Pop).

Depois de deixar os fãs do Fifth Harmony tristes por sua saída, parece que Cabello estava certa. a girlband era muito pequena para suas ambições (e talento).

Musa do cinema
Lady Gaga não lançou nenhum disco, mas pode comemorar muito este ano. A participação da estrela no filme Nasce Uma Estrela foi um sucesso: com altas apostas de que ela possa beliscar uma indicação ao Oscar 2019. Para se ter uma ideia, as músicas da trilha sonora da produção garantiram a ela três indicação ao Grammy 2019 (Melhor Música para Mídia Visual, Melhor Performance Dupla e Música do Ano). Ela ainda foi lembrada por Joanne, em Melhor Performance Solo Pop.

Divulgação
Lady Gaga fez sucesso no cinema e na música

 

Não foi só no mundo dos prêmios musicais que Gaga se destacou. Ela recebeu a indicação de Melhor Atriz de Filme Dramático do Globo de Ouro 2019, reforçando as especulações de que um Oscar possa estar a caminho.

Tiro, porrada e bomba
Invasion of Privacy, disco de Cardi B, aparece facilmente em qualquer lista de melhores do ano. As 13 faixas discutem o relacionamento dela com o cantor Offset, sua evolução profissional, fama e dinheiro. Além disso, a lista de convidados conta com SZA e Chance the Rapper.

Cardi B acumulou nada menos que oito indicações ao Grammy 2019, marcando presença nas principais categorias, como Artista Revelação, Álbum do Ano e Melhor Álbum de Rap. Nada mal, hein?

Gladys Vega/Getty Images
Cardi B quer brilhar no Grammy 2019

 

Na vida pessoal, a rapper também ocupou as manchetes pela briga com a concorrente Nicki Minaj. O confronto entre as duas terminou em um baita barraco no baile de gala da revista Harpeer’s Bazaar, que acontece durante a Semana da Moda de Nova York. Teve troca de tapas e sapatos arremessados.

Criatividade!
Dirty Computer (2018) de Janelle Monáe é uma aula de como a música pop pode sair da fórmula radiofônica básica e entregar um produto de vanguarda. No disco, não faltam discussões de temas essenciais em roupagem contemporânea. Assim, surge Pynk, Django Jane, Make Me Feel e I Got the Juice.

Reprodução
Em maio de 2018, a cantora Janelle Monaé usou uma calça inspirada em vagina no videoclipe Pynk. A criação é do designer holandês Duran Lantink

 

O disco garantiu à cantora uma indicação ao Grammy 2019, na categoria Álbum do Ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?