metropoles.com

Relembre o sucesso da banda RPM, fundada por Luiz Schiavon

O tecladista e fundador da banda RPM morreu na madrugada desta quinta-feira (15/6), em São Paulo. Ele lutava contra uma doença autoimune

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
RPM
1 de 1 RPM - Foto: Divulgação

O músico Luiz Schiavon, fundador da banda RPM, morreu aos 64 anos em São Paulo (SP), na madrugada desta quinta-feira (15/6). A triste notícia foi comunicada por meio das redes sociais por familiares. O tecladista lutava contra uma doença autoimune havia quatro anos e não resistiu a complicações de uma cirurgia.

A banda surgiu de uma parceria de Schiavon com Paulo Ricardo. Durante ensaio de um dos grupos musicais que integrava, ele conheceu Paulo Ricardo, na época com 16 anos. Juntos, eles fundaram o Aura, com forte influência dos grupos ingleses de rock progressivo.

A vida do Aura foi curta. Acabou cerca de um ano e meio depois, porém, marcou uma fase de grande pesquisa e desenvolvimento dos músicos, que influenciou bastante a primeira fase do RPM, uma das bandas de rock mais populares do Brasil na década de 1980.

Depois do fim do RPM, em 1989, Schiavon montou uma banda pop-rock de nome Projeto S. O grupo lançou apenas um álbum, com venda de 15 mil cópias, o que na época era considerado bom para um selo independente.  Em 1996, Luiz iniciou um novo tipo de trabalho, compondo trilhas sonoras para novelas da Rede Globo. A primeira foi O Rei do Gado, com quatro músicas de sua autoria, como Doce Mistério e Pirilume.

6 imagens
Ela era tecladista
Luiz lutava contra uma doença autoimune
Luiz Schiavon fundou a banda RPM
RPM
O RPM
1 de 6

Luiz Schiavon morreu aos 64 anos

2 de 6

Ela era tecladista

3 de 6

Luiz lutava contra uma doença autoimune

Reprodução
4 de 6

Luiz Schiavon fundou a banda RPM

5 de 6

RPM

Divulgação
6 de 6

O RPM

reprodução

A volta da banda ocorreu no fim dos anos 2001, e também foi comandada por Schiavon. Foram, ao todo, quatro pausas até o retorno definitivo, em 2011. Entre os maiores sucessos do grupo, estão Olhar 43, Rádio Pirata, Revoluções por Minuto e Alvorada Voraz.

No início de 2011, Paulo Ricardo e Luiz Schiavon já estavam compondo novas canções e ensaiando com Fernando Deluqui e Paulo P.A. Pagni. O show que marcou o retorno foi no encerramento da Virada Cultural em São Paulo, no dia 17 de abril daquele ano. A última música lançada pelo RPM foi Sem Parar, em março deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?