Relembre a trajetória do músico Juca Chaves, morto aos 84 anos
Juca Chaves, cantor, compositor e humorista, conhecido como O Menestrel Maldito, morreu na noite desse sábado (25/3), em Salvador
atualizado
Compartilhar notícia
O cantor, compositor e humorista Jurandyr Czaczkes Chaves, conhecido popularmente como Juca Chaves, morreu na noite desse sábado (25/3), em Salvador (BA). Ele estava internado no hospital São Rafael há 15 dias devido a problemas cardíacos e respiratórios, porém, a causa da morte ainda não foi divulgada.
Carioca, nascido no dia 22 de outubro de 1938, Juca Chaves é considerado um dos maiores nomes da bossa nova. Apelidado por Vinicius de Mores de O Menestrel Maldito, foi perseguido pela ditadura portuguesa e pela ditadura brasileira devido às críticas que fazia em suas composições.
Com seu humor inteligente e irreverente, suas músicas de sucesso, como A Cúmplice, Sentir-se Jovem, Atraso Ou Solução, e seu ativismo social, Juca conquistou o coração do público e se tornou uma referência para diversas gerações de artistas.
Formado em música clássica, Juca começou sua carreira em 1955 na TV Tupi. Ele chegou a ser exilado durante a ditadura e viveu seis anos fora do Brasil, entre Portugal e a Itália. O artista foi casado desde 1975 com Yara Chaves, com quem vivia na capital baiana, e deixa duas filhas: Maria Morena e Maria Clara.