Relembre a trajetória de Tony Bennett, cantor que morreu aos 96 anos
Morreu, nesta sexta-feira (21/7), o cantor de jazz Anthony Dominick Benedetto, mais conhecido como Tony Bennett. O cantor tinha 96 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu, nesta sexta-feira (21/7), o cantor de jazz Anthony Dominick Benedetto, mais conhecido como Tony Bennett. O cantor, que tinha 96 anos de idade, sofria com alzheimer e, mesmo com a grave doença, não deixou de cantar. Ele nasceu em Queens, em Nova York, Estados Unidos, e se tornou um dos principais nomes do ritmo.
A trajetória de Bennett na música começou cedo. Com 10 anos, o artista já gostava de cantar e não demorou muito para que ele ingressasse na High School of Industrial Art. Seis anos mais tarde, o estadunidense começou a se apresentar em bares do Queens.
Pouco tempo depois, Tony Bennett ingressou no exército dos Estados Unidos e lutou na segunda guerra mundial. O cantor permaneceu no país europeu e integrou uma banda. Ele só voltou ao seu país natal para abrir os shows da cantora Pearl Bailey e, na mesma época, conheceu Bob Hop, que lhe sugeriu o nome artístico.
Em 1950, com 24 anos, Bennett foi contratado pela Columbia Records e iniciou a sua trajetória de sucesso. O primeiro hit do cantor foi Because of You, álbum que vendeu mais de um milhão de cópias. Depois, vieram Cold, Cold Heart e Rags to Riches, que ampliaram ainda mais o seu público.
Em 1962, já com uma carreira consolidada, Tony Bennett gravou I Left My Heart in San Francisco e ganhou dois Emmys. Essa canção se tornou uma das marcas do cantor ao longo de sua carreira. Após um período de baixa, o artista voltou a fazer sucesso nos anos 80 e ganhou o Grammy em 1992, com um álbum em homenagem a Frank Sinatra.
Recentemente, em 2014, aos 88 anos, o artista quebrou o recorde como o artista vivo com um álbum Top1 na Billboard 200, com Cheek to Cheek, gravado com Lady Gaga. Antes, ele havia alcançado a marca após duetos com diversos outros artistas, como Carrie Underwood e Amy Winehouse.
Em 2021, ele lançou outra parceria com Lady Gaga e concorreu a 6 Grammys. Na ocasião, a cantora se declarou a Bennett. “Muito obrigado a Recording Academy por essas 6 indicações para Love For Sale. Estou atordoada, chocada e muito grata. Eu não sei o que dizer. Eu simplesmente continuo chorando e estou totalmente sem palavras”, disse, na ocasião, rasgando elogios ao parceiro:
“Isso significa muito para mim, Tony Bennettt, os Bennett, minha família, a música jazz e o grande Cole Porter que escreveu todos esses clássicos atemporais. Nunca esquecerei o dia de hoje dando parabéns a Tony por suas 6 indicações”, completou.