metropoles.com

Relembre a trajetória de Tony Bennett, cantor que morreu aos 96 anos

Morreu, nesta sexta-feira (21/7), o cantor de jazz Anthony Dominick Benedetto, mais conhecido como Tony Bennett. O cantor tinha 96 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Tony Bennett
1 de 1 Tony Bennett - Foto: Reprodução

Morreu, nesta sexta-feira (21/7), o cantor de jazz Anthony Dominick Benedetto, mais conhecido como Tony Bennett. O cantor, que tinha 96 anos de idade, sofria com alzheimer e, mesmo com a grave doença, não deixou de cantar. Ele nasceu em Queens, em Nova York, Estados Unidos, e se tornou um dos principais nomes do ritmo.

A trajetória de Bennett na música começou cedo. Com 10 anos, o artista já gostava de cantar e não demorou muito para que ele ingressasse na High School of Industrial Art. Seis anos mais tarde, o estadunidense começou a se apresentar em bares do Queens.

5 imagens
Ele morreu aos 96 anos
Tony Bennett e Lady Gaga
Tony Bennett tinha Alzheimer
Tony Bennett
1 de 5

Tony Bennett foi um ícone do jazz

GettyImages
2 de 5

Ele morreu aos 96 anos

GettyImages
3 de 5

Tony Bennett e Lady Gaga

GettyImages
4 de 5

Tony Bennett tinha Alzheimer

GettyImages
5 de 5

Tony Bennett

GettyImages

Pouco tempo depois, Tony Bennett ingressou no exército dos Estados Unidos e lutou na segunda guerra mundial. O cantor permaneceu no país europeu e integrou uma banda. Ele só voltou ao seu país natal para abrir os shows da cantora Pearl Bailey e, na mesma época, conheceu Bob Hop, que lhe sugeriu o nome artístico.

Em 1950, com 24 anos, Bennett foi contratado pela Columbia Records e iniciou a sua trajetória de sucesso. O primeiro hit do cantor foi Because of You, álbum que vendeu mais de um milhão de cópias. Depois, vieram Cold, Cold Heart e Rags to Riches, que ampliaram ainda mais o seu público.

Em 1962, já com uma carreira consolidada, Tony Bennett gravou I Left My Heart in San Francisco e ganhou dois Emmys. Essa canção se tornou uma das marcas do cantor ao longo de sua carreira. Após um período de baixa, o artista voltou a fazer sucesso nos anos 80 e ganhou o Grammy em 1992, com um álbum em homenagem a Frank Sinatra.

Recentemente, em 2014, aos 88 anos, o artista quebrou o recorde como o artista vivo com um álbum Top1 na Billboard 200, com Cheek to Cheek, gravado com Lady Gaga. Antes, ele havia alcançado a marca após duetos com diversos outros artistas, como Carrie Underwood e Amy Winehouse.

Em 2021, ele lançou outra parceria com Lady Gaga e concorreu a 6 Grammys. Na ocasião, a cantora se declarou a Bennett. “Muito obrigado a Recording Academy por essas 6 indicações para Love For Sale. Estou atordoada, chocada e muito grata. Eu não sei o que dizer. Eu simplesmente continuo chorando e estou totalmente sem palavras”, disse, na ocasião, rasgando elogios ao parceiro:

“Isso significa muito para mim, Tony Bennettt, os Bennett, minha família, a música jazz e o grande Cole Porter que escreveu todos esses clássicos atemporais. Nunca esquecerei o dia de hoje dando parabéns a Tony por suas 6 indicações”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?