Relembre a trajetória de Gal Costa, ícone da MPB, morta aos 77 anos
Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), a artista marcou gerações com suas músicas e sua voz inigualável
atualizado
Compartilhar notícia
A cantora Gal Costa morreu nesta quarta-feira (9/11), aos 77 anos, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), a artista marcou gerações com suas músicas e sua voz inigualável.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador, na Bahia. Ela revolucionou as vozes e os costumes na música brasileira desde que estreou na cena nacional, em 1960.
Ainda adolescente, Gal Costa se aproximou de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, com quem integraria o grupo Doces Bárbaros. O disco definiu a década de 1970.
Ela ainda participou do álbum Tropicália ou Panis et Circencis, ícone do movimento tropicalista. Em 1971, ela protagonizou um dos espetáculos mais marcantes da MPB, intitulado Fa-Tal.
Morre Gal Costa
Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista, mas a causa da morte ainda é desconhecida.
A cantora era uma das atrações do Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último final de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora.
Na ocasião, a equipe dela afirmou que ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ficaria fora dos palcos até o final de novembro, seguindo recomendações médicas.