Reggaeton: ritmo latino conquista o mundo e o Brasil
A diva do sertanejo Paula Fernandes se rendeu ao sucesso do momento. Conheça estrelas do reggaeton
atualizado
Compartilhar notícia
A musa do sertanejo Paula Fernandes na nova música “Traidor” escolheu o reggaeton como ritmo base. A opção da cantora não é à toa. Há tempos, o ritmo latino agita boates e pistas de dança. Porém, em 2017, tornou-se um fenômeno mundial, bombando em qualquer playlist do Spotify.
Argumentos para provar que o reggaeton é o ritmo do ano não faltam. Para começar, basta lembrar de “Despacito”. A música é líder das paradas mundiais e, no Brasil, a canção de Luis Fonsi e Daddy Yankee domina as rádios e os serviços digitais.
Daddy Yankee, inclusive, tornou-se o artista mais ouvido no Spotify mundial. São 44,7 milhões de ouvintes mensais. O primeiro latino a conseguir o feito desbancou o britânico Ed Sheeran — um dos principais hitmakers da nova geração.
Conheça alguns dos cantores do ritmo:
Meu trabalho como artista é unificar o mundo inteiro através da minha música, e esperamos muito tempo por esse dia
O que é esse ritmo?
Essencialmente latino, o reggaeton surgiu no Panamá como a mistura do reggae com elementos eletrônicos, salsa e, principalmente, hip-hop. Rapidamente, o ritmo se espalhou pela América Central e do Norte, com forte impacto em Porto Rico.
A popularização mundial começou após os principais cantores do ritmo invadirem os Estados Unidos. No circuito underground, o reggaeton é sucesso há pelo menos três anos, com diversos DJs e produtores “latinizando” as produções.