metropoles.com

Rapper Japão relembra sucessos e reedita parcerias no primeiro DVD da carreira

Marcado para este sábado (28/11), na Casa do Cantador, show deve reunir personagens marcantes do hip-hop candango, como GOG e DJ Raffa. Registro será lançado entre março e abril de 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Coletivo Expressão/Divulgação
Coletivo Expressão/Divulgação
1 de 1 Coletivo Expressão/Divulgação - Foto: Coletivo Expressão/Divulgação

Há 26 anos circulando como um dos rappers mais produtivos do Distrito Federal, o ceilandense Japão mergulhou no passado para gravar seu primeiro DVD. Ele desbravou mais de 60 faixas para, por fim, fechar o setlist com apenas 14. “Cada música tem um endereço”, reflete.

A imersão nostálgica poderá ser acompanhada ao vivo durante a filmagem de “Japão (Viela 17) – 26 anos de Rap Nacional”, marcada para sábado (28/11), na Casa do Cantador. A entrada será aberta ao público mediante inscrição em lista de e-mail. O registro deve ser lançado entre março e abril de 2016.

Com clima de festa entre amigos, o líder do grupo Viela 17 recebe vários convidados no palco, como o mineiro Flávio Renegado e Marcão (do Baseado nas Ruas). Após quinze anos de encontros fortuitos, GOG e Mano Mix voltam a dividir o mesmo palco com Japão, reeditando a parceria que durou de 1992 a 2000.

O trio retorna aos anos 1990, período áureo do rap candango, por meio das músicas “Matemática na Prática” e “É o Terror”. “Foram as únicas duas músicas que não precisaram de ensaio”, brinca Japão. “Vamos fazer do jeito que ensaiamos quando lançamos as canções, em 1998 e 2000. Ficamos preocupados em manter a originalidade delas”.

“Tem uma galera que conhece as músicas dessa época, mas nunca viu essa formação ao vivo”, diz o cantor. Dino Black, outro elo da banda, teve que cancelar a participação no flashback por causa de conflitos de agenda.

Música feita na hora
Parceiro mais longevo, DJ Raffa descobriu o rapper num concurso de hip-hop e, desde então, atua como principal produtor do MC. Ele deve bolar uma música com Japão ao vivo, no improviso. “Ele é um dos grandes caras da minha carreira”, diz o cantor. “Não planejamos nada, nem loop nem sample. Vamos criar tudo na hora”.

Os primeiros passos de Japão no hip-hop também serão lembrados durante a gravação do DVD. O ceilandense localizou e convidou para o show integrantes de seu primeiro grupo, o Esquadrão MCs, formado em 1989. “Nem lembro tanto das faixas que cantava com eles. Mas a presença deles vai ser emocionante. Não fazem mais música, mas se sentiram felizes pela lembrança.

Bairrista orgulhoso do lugar onde nasceu, Japão escolheu a Casa do Cantador como um abrigo que transcende o rap. “A gente que é daqui sempre procura um ponto de referência”, explica. “É um local não somente dos nordestinos e dos violeiros, mas da cultura ceilandense.”

Sábado (28/11), às 19h30, na Casa do Cantador (Setor N, QNN 32, Área Especial, Ceilândia Sul, 9300-8177). Entrada franca mediante inscrição pelo e-mail listadvdjapao@gmail.com. Classificação indicativa livre. Os portões abrem às 18h30. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?