Quem foi Rita de Cássia, um dos maiores nomes do forró no país, que morreu aos 50 anos
Rita de Cássia compôs mais de 500 músicas, entre elas sucessos como Meu Vaqueiro, Meu Peão e Saga de um Vaqueiro
atualizado
Compartilhar notícia
Reconhecida como uma das maiores compositoras de forró do país, Rita de Cássia morreu nessa terça-feira (3/1), aos 50 anos, em um hospital particular de Fortaleza, em decorrência de uma fibrose pulmonar. Como legado, ela deixa mais de 500 composições, que contribuíram para o sucesso de artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar.
Entre os maiores hits de Rita de Cássia estão Meu Vaqueiro, Meu Peão, Saga de um Vaqueiro e Jeito de Amar. Sua primeira composição foi Brilho da Lua em 1992, interpretada por Eliane. “De 91 em diante, todo álbum tinha que ter clássicos dessa estrela… que se tornavam carro-chefe dos álbuns”, disse Eliane, em uma homenagem póstuma a Rita no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Em meados de 1995, o sucesso de Rita de Cássia era tamanho que ela chegou a ser parabenizada pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), ao conquistar o primeiro lugar em execução no Brasil juntamente com a SomZoom Stúdio. Nesse mesmo ano, Rita de Cássia gravou seu primeiro álbum como cantora, intitulado “Rita de Cássia, Redondo e Banda Som do Norte”.
Ao todo, a parceria com seu irmão, Redondo, e a Banda Som do Norte, rendeu pelo menos oito álbuns, um DVD e uma parceria de cerca de 25 anos. Atualmente, Rita de Cássia estava em carreira solo.