Quem é WD? Cantor que emocionou Iza no The Voice Brasil 2021
WD, de 28 anos, caiu nas graças da web ao cantar Eu Sou, música autoral sobre resistência, raça e preconceito
atualizado
Compartilhar notícia
A estreia do The Voice Brasil, na TV Globo, garantiu aprovação para 17 vozes, mas uma delas se destacou nas redes sociais: WD, de 28 anos, morador de Campinas (SP). O homem caiu nas graças da web ao cantar Eu Sou, música autoral sobre resistência, raça e preconceito.
A letra ressalta os desafios de uma pessoa negra, que muitas vezes é “definida pela voz e a sua cor”, mas ressalta a importância de resistir: “Tudo começou a dar certo quando aprendi a me amar”.
WD conseguiu que os quatro jurados, Carlinhos Brown, Claudia Leitte, IZA, Lulu Santos e Michel Teló, virassem suas cadeiras. Ele, no entanto, optou pelo Time IZA, e o motivo surpreendeu a internet.
“Minha história musical é construída e baseada em mulheres, porque eu sempre me inspiro em mulheres. E talvez a falta que a minha mãe fez e eu poder enxergar uma mulher negra, representando e cantando sobre suas vivências é muito incrível. E eu posso escolher [meu time] cantando assim?”, disse WD, cantando um trecho de uma música de IZA para definir sua escolha.
A declaração emocionou a cantora. “Se eu to aqui hoje, foi porque quando você começou lá atrás você não deixou eu desistir. Você vale muito a pena, muito obrigada”, completou WD, enquanto IZA controlava as lágrimas.
Assista:
As Audições às Cegas começam com TUDO com WD arrasando ao som de “Eu Sou”, música autoral dele 👏👏 Quem aí tá curtindo?
▶️https://t.co/HjGHTnFZsu#TheVoiceBrasil pic.twitter.com/Xvolq8Z5P9— The Voice Brasil (@TheVoiceBrasil) October 27, 2021
quando eu digo que a iza é uma artista NECESSÁRIAAA, é disso que tô falando e 🤧❤ representatividade importa SIM. pic.twitter.com/1iwFBE4WAt
— Diego Azevedo 🎩 (@diegozvd) October 27, 2021
Mas quem é WD?
Aos sete anos, quando entrou para uma escola de dança, WD começou a ter contato com a arte. Aos 12, começou a cantar no grupo jovem da igreja que frequentava.
Tempos depois, deixou a religião e foi fazer diferentes trabalhos: foi técnico de artes cênicas, trabalhou na recepção de uma academia de dança e, depois, virou professor. Sem abandonar o canto, gravou um cover de Beyoncé e fez sucesso no YouTube. Tem outros vídeos que ultrapassam a marca de 8 milhões de visualizações.
Também gravou músicas próprias em um EP. Já participou de um concurso de Drag Queen apenas com o objetivo de mostrar sua voz. Atualmente está morando no Uruguai, onde canta música latina e trabalha como modelo.
Opinião da web
Na internet, internautas comentaram sobre a apresentação de WD e afirmaram que sua música é importante para a representatividade negra.
“‘Esquecido pelo pai e mãe que fez e não criou, Mas agradecido a Deus por sua vó e seu avô’. Entreguem logo o prêmio do The Voice pro WD!”, pediu uma internauta.
“Eu fui assistir a apresentação de WD no The Voice Brasil e tô me acabando de chorar aqui…pqp que coisa linda!!!!!”, afirmou outra. “Cara, WD no The Voice e a música dele, eu to chorando”, comentou mais uma.