Quem é Sinéad O’Connor, cantora irlandesa que morreu aos 56 anos
Conhecida pela balada Nothing Compares 2 U, Sinead O’Connor morreu aos 56 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A cantora irlandesa Sinéad O’Connor morreu aos 56 anos de idade. Cantora, compositora e ativista irlandesa, ela era conhecida por sua voz poderosa e letras marcantes.
Nascida em 1966, em Dublin, Sinéad O’Connor ganhou destaque na década de 1990 com o lançamento de seu álbum I Do Not Want What I Haven’t Got, que apresentava o sucesso Nothing Compares 2 U, de Prince. O álbum levou a artista à primeira posição dos mais vendidos em vários países e rendeu-lhe diversos prémios.
Para além do talento, Sinéad O’Connor se destacou pela rebeldia. Em outubro de 1992, ela causou polêmica ao rasgar uma foto do Papa João Paulo II, durante participação no Saturday Night Live, um dos maiores programas de televisão dos Estados Unidos.
A atitude foi reprovada por diversas autoridades e Sinéad ficou com uma imagem negativa em muitas cidades, chegando até a ser vaiada num show em tributo a Bob Dylan.
Sinéad O’Connor também usou a fama para defender suas convicções e questões sociais. Em 1994, por exemplo, ela lançou o álbum Universal Mother que incluía a faixa Fire On Babylon, que fala de abuso sexual infantil. Ela também gravou o álbum Gospel Oak contendo seis músicas dedicadas ao povo do Ruanda, de Israel e aos próprios irlandeses.
Vida pessoal
Em janeiro de 2022, Shane, de 17 anos, um dos quatro filhos de Sinéad O’Connor, encontrado morto. Ele tirou a própria vida após fugir de um hospital onde estava internado para tratar um quadro de depressão.