metropoles.com

Preta Gil: “Consegui transformar um momento difícil em um propósito”

Preta Gil fez primeiro grande show após o tratamento contra o câncer, nesse sábado (1º/6), no Tim Music Festival, no Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rogério Von Kruger/Divulgação
Foto colorida de Preta Gil, em show em Copacabana, no Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Preta Gil, em show em Copacabana, no Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Rogério Von Kruger/Divulgação

Rio de Janeiro — Radiante, Preta Gil fez seu primeiro grande show após o tratamento contra o câncer, nesse sábado (1º/6), no Rio de Janeiro, para uma plateia apaixonada que lotou as areias de Copacabana. Na apresentação, a artista misturou ritmos e prestou homenagens a ídolos como Luiz Gonzaga e Gilberto Gil, seu pai. Mas foi o seu próprio repertório que reservou o momento de maior emoção da noite.

“Eu sou Preta Gil, mulher negra, gorda, bissexual e venci um câncer. Diz aí quem é você”, disse a artista enquanto entoava Vá se Benzer, e perguntava aos fãs quem eles eram. Com um microfone que rodava a plateia, uma mulher respondeu com a voz embargada: “Eu sou Madalena, tenho 52 anos, também venci um câncer e prometi para mim mesma que comemoraria a minha cura junto com você, Preta! E hoje estou aqui!”.

A declaração pegou o público de surpresa, mas não Preta Gil, que já se habituou a receber depoimentos como esse desde que decidiu tornar público tanto a doença quanto o abandono afetivo que sofreu do ex, enquanto estava internada. “Eu consegui transformar toda a minha dor em força, e eu fico feliz de ver as se inspirarem. São muitos relatos que eu escuto como os dela. Eu fico feliz da minha existência servir de inspiração”, disse a cantora ao Metrópoles, assim que deixou o palco.

Interação com os fãs

O momento de interação com um público existe desde 2018, quando Preta rodou a Europa para lançar o álbum Todas as Cores, que teve Vá se Benzer como carro-chefe. Mas após o câncer, foi ressignificado:

“Surgem muitos depoimentos emocionantes [durante a performance do show], mesmo antes de eu ter o câncer, as pessoas já se identificavam comigo e com a minha história. Mas agora, sem dúvida, eu consegui transformar um momento muito difícil da minha vida, em um propósito de inspirar as pessoas a lutarem, e, principalmente, para mostrar que a gente pode vencer, o câncer não é uma sentença de morte”, explica Preta.

Ainda no bate-papo logo após o show, Preta afirmou reconhecer seus privilégios e saber de todas as dificuldades que as pessoas encontram durante o tratamento, mas ressaltou a importância de ter uma “cabeça boa” e fé para passar pelo processo da doença com “dignidade”.

A repórter viajou a convite do Tim Music Festival*

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?