Playlist temática: trilha de novela é música mais tocada para cortar cabelo
Estudo do Spotify mostrou crescimento nas playlists usadas para cortar o cabelo, faxinar e cozinhar em meio ao isolamento social
atualizado
Compartilhar notícia
O Spotify mostrou que as playlists temáticas ganharam espaço entre os ouvintes brasileiros em meio à pandemia do coronavírus. Segundo o aplicativo, cresceu a criação de listas de músicas para fazer faxina, cozinhar e até cortar o cabelo. Além disso, o Spotify também mostrou as músicas mais ouvidas em cada tipo de playlist.
As playlists de músicas para cortar ou tratar dos cabelos é a que mais chama atenção, com crescimento de 50%. Entre as faixas populares nestas listas estão Love by Grace, de Lara Fabian, mesma usada na novela Laços de Família para raspar o cabelo na cena icônica de Camila (Carolina Dieckmann). Além do sucesso, Dance Monkey, de Tones and I, e Um Girassol da Cor do seu Cabelo, de Lô Borges, também estão na lista.
Já as playlists com tema de limpeza, que cresceram 40%, conta com hits como Pesadão, de IZA e Marcelo Falcão, K.O, de Pabllo Vittar, Vai Malandra, de Anitta, Atrasadinha, de Felipe Araújo e Ferrugem e Cheia de Manias, do Raça Negra.
Não poderia faltar músicas para cozinhar, certo? Com um crescimento de 120%, as playlists para fazer aquele almoço contam com músicas como I Say a Little Prayer, de Aretha Franklin, La Belle de Jour, de Alceu Valença, Andar com Fé, de Gilberto Gil, Tiro ao Álvaro, de Adoniran Barbosa e Tangerina, de Duda Beat e Tiago Iorc.
Por fim, as playlists com crescimento mais significativo, segundo o Spotify, são as voltadas para jardinagem. Com 430% de alta, as principais músicas ouvidas são Águas de Março, com Tom Jobim e Elis Regina, Enquanto Houver Sol, dos Titãs, Anunciação, de Alceu Valença, e Flor de Lis, de Djavan.
Humor dos ouvintes
Além do Spotify, o Deezer divulgou uma pesquisa que mostra os sentimentos dos ouvintes. O levantamento, feito com 11 mil pessoas no mundo todo, mostra que, no Brasil, o principal sentimento é a ansiedade (41%), com otimismo em segundo lugar (18%).
Segundo a Deezer, 51% dos brasileiros afirmaram que estão ouvindo mais músicas do que antes do isolamento social. Quatro a cada cinco justificam que é para melhorar o humor. Um terço dos entrevistados no Brasil diz que ouve música para não se sentir sozinhos e enfrentar melhor a solidão.