Pela primeira vez na capital, Alexandre Rezende canta no Samba de Bamba
A apresentação do cantor mineiro, quinta (15/10), no Teatro da Caixa terá as participações especiais de Ian Coury e Junior Ferreira
atualizado
Compartilhar notícia
O cantor e compositor mineiro Alexandre Rezende se apresenta pela primeira vez em Brasília, nesta quinta (15/10), no Teatro da Caixa. No show “Beira do Rio”, pelo projeto Samba de Bamba, o músico interpreta músicas autorais e de Geraldo Pereira e João Nogueira, entre outros.
“O repertório traz sambas feitos fora do Rio de Janeiro, estado que tem uma cadência muito específica, pela influência das escolas de samba. Vai rolar caxambu e calango, entre outros ritmos. É um show com batucadas mais voltadas para a região central do Brasil”, diz Alexandre.
Acompanhado de Lucas Telles (violão de 7 cordas e direção musical), Leo Eymard (violão e viola caipira), Daniel Guedes (percussão) e Abel Borges (percussão), ele também mostra sambas sincopados, vertente de muita influência do trabalho do cantor. “Minha memória afetiva flerta com outros gêneros, porém quem mais me influenciou foi Geraldo Pereira. Também há fortes referências de João Nogueira e de outros representantes do samba de breque, que quase não é trabalhado hoje em dia.”
A noite terá participações especiais das pratas da casa, Ian Coury (bandolim) e Junior Ferreira (acordeon), e uma homenagem a Ary Barroso. “Minha avó é prima dele. Em um momento mais intimista do show, faço uma nova versão para ‘Rancho Fundo’, composição que ficou muita gasta em outros leituras, principalmente no sertanejo”, conta.
CD à vista
Apesar de nunca ter feito um show na capital federal, Alexandre conhece bastante o cenário musical da cidade. “Gosto muito da Renata Jambeiro e do Rafael dos Anjos, alguns representantes do samba e do choro contemporâneo”, aponta. “Também são daí Nelsinho Félix e Breno Alves, vencedores do concurso Novos Bambas do Velho Samba”.
O concurso do Carioca da Gema também já teve como vencedor o artista mineiro que, assim como os outros, cumpriu temporada de shows na casa carioca.
Em breve, Alexandre espera concluir o primeiro disco da carreira, que já tem sete músicas gravadas. “Serão 12 faixas no total. Como é um projeto voltado para o samba rural, demanda muita pesquisa e tempo. É um CD que está sendo feito na raça, sem lei de incentivo. Assim, o tempo acaba ficando mais elástico. Acredito que tudo esteja pronto até meados do ano que vem”, avisa
Quinta (15/10), às 20h, no Teatro da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4; 3206-9448). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). À venda na bilheteria do teatro. Não recomendado para menores de 12 anos.
Assista vídeo com o cantor: