Pandemia e Páscoa impulsionam crescimento da música gospel no Brasil
Segmento de faixas religiosas tem aumentado ano após ano no país: músicos debatem motivos do atual sucesso
atualizado
Compartilhar notícia
Comemorada de forma diferente nas religiões cristãs, a Páscoa tem uma unanimidade – e não são os ovos de chocolate – é um período de reflexão e emanar boas esperanças. Afinal, para aqueles que creem, representa a ressureição de Jesus Cristo. O momento, que será celebrado no próximo domingo (4/4), chega em um período de ascensão da música gospel.
Nos últimos meses, principalmente após o início da pandemia de Covid-19, o mercado de músicas religiosas registrou crescimento no Brasil. Segundo a Associação das Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe), esse gênero representa uma fatia de mercado de 20% do mercado fonográfico nacional, gerando R$ 2 bilhões por ano em vendas.
No Spotify, maior serviço de streaming do Brasil, a playlist Sucessos Gospel é acompanhada por 1,3 milhão de seguidores. No Deezer, o segundo mais acessado do Brasil, o seguimento teve aumento de 10,4% no número de streams (reproduções) em 2020.
“Acredito que o crescimento da nossa música traz a trilha sonora de Deus, essa história é sobre um povo que está restaurando a Terra, cuidando dos pobres, curando os doentes, e trazendo o reino Dele para todos os povos, principalmente neste período que vivemos no mundo”, explica o cantor André Aquino, que conta com 276 mil seguidores no Instagram.
Aproveitando o bom momento do segmento, os cantores acreditam que, por conta da piora da pandemia e da chegada da Páscoa, mais pessoas vão buscar manifestar a fé por meio da música gospel.
“As pessoas estão buscando mais a Deus, principalmente agora durante a pandemia. Todo mundo está passando por tantas coisas, tantas mudanças de rotina. E o louvor tem esse poder de trazer paz, de fazer as pessoas sentirem a presença do Pai a cada dia”, pondera Gabriela Rocha.
Para Leo Brandão, que integra a Casa Worship, a Páscoa e a Semana Santa também promovem ondas de reflexão nas pessoas seguidoras da fé cristã.
“A Páscoa significa ressureição. Jesus morreu, ressuscitou e está vivo em nós. Que a vida de Deus alcance todos os corações e que o amor abrace os corações nesta pandemia”, conclui.