Pancadão na terra do sertanejo: goiano MC Jacaré ganha destaque no funk
MC Jacaré é a capa da playlist Funk Hits do Spotify, está na 7ª posição do TOP 50 Brasil e já ultrapassou 35 milhões de views no TikTok
atualizado
Compartilhar notícia
Meca do sertanejo, Goiás é um dos principais fornecedores do gênero musical mais ouvido no Brasil. Há uma nova geração de artistas, porém, que decidiu diversificar a imagem musical do estado e mostrar que nem só de sofrência vive um goiano. Um dos expoentes é MC Jacaré, de 17 anos. O funkeiro, morador do Setor Urias Magalhães, em Goiânia, é a capa da playlist Funk Hits do aplicativo Spotify. Isso porque a sua música Comprei um Lança chegou na 7ª posição da lista TOP 50 Brasil pela mesma plataforma e já ultrapassou 35 milhões de visualizações no TikTok.
“O sertanejo é um estilo em que os shows têm uma megaestrutura e os artistas já possuem mais recursos. Então, eu sempre achei que esse sonho de ser cantor era muito distante para mim. Mas a internet me abriu um mundo de coisas que eu poderia fazer”, conta MC Jacaré.
Mais que divulgar seu talento, Pedro Henrique usou a internet para aprender o ofício de produtor musical. “Eu assistia a vídeo-aulas no YouTube e pegava os aplicativos que davam para baixar no meu computador, velhinho. Muitos já vinham com beat gratuito disponível, mas eram beats de rap. Então, eu aprendi a fazer a minha própria batida de funk”, lembra o funkeiro que, mesmo sem estrutura, em 2016 começou a produzir e a compor as próprias músicas.
Trajetória
O primeiro hit chegou, despretensiosamente, no ano passado, com Melhorar Meu Dia. Pedro Henrique decidiu fazer um vídeo escutando o áudio caseiro no Twitter e viralizou. Após o sucesso imediato, o jovem correu para o quarto para terminar a música. Quando lançou nas plataformas, em poucos dias acumulou milhões de visualizações e alcançou celebridades, como a influenciadora Priscila Evellyn e o seu maior ídolo — o cantor Kevin O Chris. O hit chegou a entrar na lista das 50 Mais Virais do Mundo pelo aplicativo Spotify.
Conciliando o terceiro ano do ensino médio com o sucesso como artista, MC Jacaré entrou novamente do TOP 50 do país com a sua nova música, Comprei um Lança. Lançada em julho deste ano, ela ocupa a sexta posição da lista e já acumula mais de 7 milhões de visualizações, apenas no YouTube. “É muito doido. Eu sou muito novo e estou aprendendo a lidar com esse sucesso ainda, com essa influência que agora tenho e que preciso levar da maneira correta. Mas é muito bom poder mostrar que, de Setor Urias Magalhães, com um computador caindo aos pedaços, é possível fazer música e realizar o seu sonho”, ressalta MC Jacaré.
A visibilidade conquistada já rende os primeiros frutos ao goiano. O cantor faz parte do casting da produtora Los Pantchos — a mesma que lançou a Tudo OK, de JS O Mão de Ouro e Thiaguinho MT — e se prepara para lançar a versão forró de Comprei um Lança com Xand Avião.
Apesar de ter alçado voo alto, Pedro Henrique se preocupa em preservar a essência de jovem goiano, sem deixar que o sucesso repentino lhe suba à cabeça. “Tenho que ter o pé no chão de saber que as minhas músicas viralizaram, mas que não será sempre assim. Preciso continuar trabalhando bastante para manter o meu público e para pensar na minha carreira depois da pandemia, quando eu começar a fazer shows ao vivo”, conclui o funkeiro.