Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional apresenta concerto de Mahler
Quinta Sinfonia do compositor tcheco-austríaco é a atração desta semana
atualizado
Compartilhar notícia
Em sua apresentação semanal, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro prepara um concerto da Quinta Sinfonia do compositor tcheco-austríaco Gustav Mahler. Programada para iniciar às 20h desta terça-feira (27/3), no Cine Brasília, a música será regida em cinco movimentos pelo maestro Claudio Cohen. A entrada é franca, de acordo com a ordem de chegada dos ouvintes.
Mahler tem obras centenárias, mas só foi reconhecido por sua música nos anos 1960. As composições do gênio são impregnadas de romantismo, mas revelam influência de novas tendências, seguindo a linha de Anton Bruckner e Beethoven. Ele compôs 10 sinfonias, sendo a quinta, a sexta e a sétima exclusivamente instrumentais.A peça apresentada nesta terça (27) é a que o próprio autor dizia que jamais seria compreendida: uma “sinfonia amaldiçoada”. A obra foi composta nos primeiros anos do século 1920, quando Mahler estava em intensa atividade profissional, mas também andava acometido por problemas graves de saúde. Iniciada por nada menos que uma marcha fúnebre, a composição é uma reflexão sobre o momento pelo qual ele passava na época.
Sinfonia nº 5, de Gustav Mahler
Nesta terça-feira (27/3), às 20h, no Cine Brasília (106/107 Sul). Entrada gratuita, por ordem de chegada. Classificação indicativa livre