Orquestra Sinfônica dedica apresentação a Mozart no Cine Brasília
Seleção inclui obras-primas do classicismo compostas pelo autor no século 18
atualizado
Compartilhar notícia
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro fará concerto nesta terça-feira (06/08/2019) dedicado ao compositor austríaco Mozart. A apresentação acontecerá no Cine Brasília. “Mozart é um compositor obrigatório nas temporadas das orquestras profissionais em todo o mundo. Sempre estará presente, inclusive mais de uma vez na temporada”, afirma o maestro Cláudio Cohen, regente do conjunto.
No programa, estão a abertura da ópera Clemenza di Tito, o Concerto para Clarineta, com a participação da solista Renata Menezes, e a Sinfonia nº 39. A regência será do próprio Cohen. Ele informa que Clemenza di Tito é uma das últimas óperas de Mozart: “A abertura dura cinco minutos e apresenta os principais temas a serem desenvolvidos no peça”.
A Sinfonia nº 39, obra no ápice do classicismo, inicia-se com uma introdução lenta, seguida de parte rápida, dentro em um estilo galante, explica Cohen. O maestro define o último movimento como “virtuoso e brilhante”. Ainda segundo ele, pelo grau de dificuldade, é peça cobrada em concursos para ingresso em orquestras. Também tem duração aproximada de 30 minutos.
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Nesta terça-feira (06/08/2019), às 20h, no Cine Brasília (106/107 Sul). Acesso a partir de 19h30. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre