Orquestra resgata tradição da música barroca nas igrejas de Brasília
A Obach faz apresentação neste domingo (26/11) na Catedral Metropolitana de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
As igrejas são lugares perfeitos para ouvir música clássica. Graças à sua acústica e arquitetura singulares, as catedrais europeias sediam há séculos concertos em suas naves. Uma das apresentações mais conhecidas é a que ocorre em Saint Germain de Prés, em Paris. Um pouco dessa cultura pode ser admirada em Brasília neste domingo (26/11), com a Obach (Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História).
A apresentação deste domingo, na Catedral Metropolitana de Brasília, marca o ano de 2017 da Obach. Fundada por Kathia Pinheiro e Airan D’Souza, o grupo de música barroca resgatou a tradição europeia, com shows em homenagem a Bach, Vivaldi e Albinoni. Além do som, os integrantes reproduzem roupas e costumes de outras épocas.
Se conseguirmos, com a nossa música, aflorar emoções e fazer o público ir embora diferente de como chegou, a Obach terá cumprido sua missão
Kathia Pinheiro
No evento, a orquestra vai executar a Sinfonia em B menor de Bach, Primavera de Vivaldi-I Movimento, Concerto Grosso n°4 de Corelli, Sonata para Cordas n°1 de Carlos Gomes e Abertura em Ré maior de José Mauricio. O convidado especial será o coral Totus Tuus, que cantará Canção Medieval de Natal, Le Ruisseau, de Fauré, e Carol of Bells, de Mykola Leontovych.
A orquestra é composta por seis violinos, três violas, três violoncelos, um contra-baixo e um cravo. Com público estimado em mais de 1,5 mil pessoas, as apresentações têm transformado as tardes de domingo dos brasilienses.
A Obach pretende democratizar a música clássica no Distrito Federal. Tornando o estilo mais acessível a públicos de todas as idades e classes sociais. Com grande sucesso, a orquestra foi convidada a Nova York, onde participará de um congresso em comemoração aos 250 anos de nascimento do compositor brasileiro Padre José Mauricio Nunes Garcia. O evento está previsto para os dias 10 e 18 dezembro.
Formada por músicos integrantes da Toccata Produções, a orquestra surge com a proposta de resgatar a música erudita em sua forma original, através da performance histórica. Atualmente, a Obach sobrevive com recursos próprios e algumas doações. Uma das metas para 2018 é aumentar o número de patrocinadores e expandir a agenda de espetáculos.
Concerto de Ação de Graças Obach
Neste domingo (26/11), às 15h30, na Catedral Metropolitana de Brasília (Eixo Monumental). Entrada franca