Orquestra com jovens de Pernambuco emociona Papa em concerto pela paz
Jovens da periferia pernambucana se apresentaram para o Papa em um concerto pela paz com palestinos, israelenses, ucranianos e russos
atualizado
Compartilhar notícia
A Orquestra Criança Cidadã, um projeto social e musical de Pernambuco, apresentou-se no Vaticano, no último fim de semana. Intitulado Concerto pela Paz, o evento tinha o objetivo de sensibilizar o mundo pelo fim da guerra no Oriente Médio e no continente europeu. Na plateia, estava o Papa Francisco.
Vinte e cinco jovens músicos pernambucanos, de 14 a 21 anos de idade, foram selecionados para a apresentação, que também contou com cerca de 30 instrumentistas da Itália, Rússia e Ucrânia. Os artistas da comitiva brasileira são oriundos de famílias em más condições socioeconômicas e utilizam a música como uma brecha social para ascender na vida.
Geyphanne Pereira, violinista de 19 anos de idade, está há 10 anos na Orquestra e falou sobre a apresentação. “Foi ótimo tocar para o Papa. Não é sempre que temos essa oportunidade, principalmente nós que viemos da periferia. Um momento incrível”, afirmou ao Metrópoles.
O violoncelista Wesley, de 16 anos de idade, também celebrou a oportunidade e acredita que a Orquestra Criança Cidadã fez uma bela participação: “Quando o Papa Francisco chegou foi surreal. Ele apareceu meio de surpresa e foi passando do lado da gente. Os meus pés chega tremeram. Com certeza ele gostou da apresentação”.
Veja momentos da apresentação aqui!
O concerto teve repertório escolhido por José Renato Accioly e Lanfranco Marcelletti Jr., regentes dos instrumentistas. Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso e Clóvis Pereira são os artistas brasileiros que foram contemplados na setlist.
O projeto
Na Orquestra Cidadã, os alunos recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros e percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral. Além disso, contam com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, três refeições por dia e fardamento.
Dos 700 jovens atendidos ao longo dos 18 anos do projeto, vários seguiram a carreira artística, optaram por cursar faculdade de música ou obtiveram ajuda para ingressar no mercado de trabalho através de um programa de aprendizagem profissional, além de poderem se especializar nas funções de construtores de instrumentos e de arcos de madeira para instrumentos de corda.
A Orquestra Criança Cidadã acumula no currículo apresentações nacionais e outras internacionais em países como Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Itália, Argentina, China e Israel.