O que esperar do Fifth Harmony em Brasília: festa e setlist previsível
A banda americana se apresenta neste domingo (3/7), no Net Live, e deve trazer à capital seu repertório de baladinhas animadas sobre independência e juventude
atualizado
Compartilhar notícia
Em busca de identidade artística no mundo pop, a girlband Fifth Harmony é sem dúvidas um fenômeno de público desde a primeira vez no Brasil, em 2014. O clipe de “All In My Head (Flex)” mal apareceu na internet e já acumula mais de 22 milhões de acessos. Nos círculos de fãs, a comoção parece ser mais evidente e febril na turnê do disco “7/27” (leia crítica), lançado em maio. O que esperar do show do quinteto no Net Live Brasília, neste domingo (3/7)?
Set list protocolar e ênfase no disco “Reflection”
A banda já deu três dos cinco shows previstos no Brasil nesta turnê. Em Curitiba e Porto Alegre, a exata repetição do repertório chamou a atenção. As mesmas 17 músicas foram inclusive executadas na mesma ordem, de “Body Rock” a “Work from Home”. Uma tônica desta turnê pela América Latina, explicada pelo pouco tempo de estrada das americanas.
Ainda assim, é possível que as cantoras variem entre seus três trabalhos de estúdio: o EP “Better Together” (2013) e os CDs “Reflection” (2015) e “7/27”. Apesar de a turnê ser do disco “7/27”, as músicas de “Reflection” têm ocupado pelo menos 70% dos shows, sobretudo com os hits “Sledgehammer” e “Brave, Honest, Beautiful”.
Uma juventude independente e segura
Há jovialidade, mas ainda falta conceito à identidade do Fifth Harmony – ainda mais se fizermos injustas comparações aos últimos dois discos de Beyoncé. Mas uma coisa o quinteto tem de sobra: uma marra juvenil que dispensa certos clichês de bandas de garotas e abraça um espírito afirmativo de independência, segurança e empoderamento feminino.
A vontade de se divertir, curtir a vida e também ser dona da própria história permeia várias das letras. Como acontece nas carreiras de iniciantes, as cantoras não têm crédito de autoria em nenhuma das canções. Então, dezenas de produtores assinam as músicas.
O que não impede associações óbvias entre as faixas e a estética ensolarada (típica de Miami, terra da banda) e cristalina de shows e clipes.
“Not that Kinda Girl”, faixa infelizmente ignorada na turnê, narra alguns desses sentimentos na forma de uma autoafirmação. “Por que você me olha como se eu fosse aquele tipo de garota? / Só porque sou gostosa não significa que sou aquele tipo de garota”.
“All In My Head (Flex”), no clipe acima, revela versos sensuais sobre flertes e insinuações – mas sempre pelo olhar feminino. “Não seja tímida, faça o que você sabe / Está tudo na minha cabeça”.
Fifth Harmony – The 7/27 Tour
Domingo (3/7), às 20h30, no Net Live Brasília (SHTN, trecho 2, quadra 5, bloco A, 3306-2030). R$ 200 (inteira, pista) e R$ 390 (inteira, pista premium). Ingressos à venda na livraria Fnac (ParkShopping), na Central de Ingressos (Brasília Shopping), na bilheteria do Net Live e pelo site Livepass. Não recomendado para menores de 16 anos.