O que esperar do disco Chromatica: o retorno ao pop de Lady Gaga
O sexto disco da carreira da cantora Gaga será lançado, nesta sexta-feira (29/05), e promete singles com retorno ao pop
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta sexta-feira (29/05), Lady Gaga vai romper um hiato de quatro anos sem lançar um disco de inéditas: o disco Chromatica será lançado. O álbum marca o rompimento de outra barreira, a reaproximação de Gaga com o pop que a fez se tornar a Mother Monster.
Chromatica, inicialmente, sairia em 10 de abril, porém, por conta da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi adiado. A cantora justificou que o momento indicava concentração de esforços no combate à crise sanitária.
Com adiamentos e singles divulgados, Chromatica ganhou novo status, aumentando a expectativa do público. Principalmente entre os fãs que aguardavam o “retorno de Lady Gaga ao pop”: no últimos anos, além do country de Joanne, a cantora se aventurou pelo jazz com Tony Bennett e em uma carreira cinematográfica – ganhando o Oscar de Melhor Canção por Shallow.
Existia, entre os fãs da cantora, o desejo de um disco mais focado no pop – seguindo a linha apresentada em The Fame (2009), The Fame Monster (2010) e ArtPop (2013). E Chromatica parece feito para sob medida para responder a essa demanda.
O primeiro single do álbum, Stupid Love, foi divulgado nas redes sociais em 28 de fevereiro. A narrativa do clipe se passa em um universo fictício, onde os povos Kidness e Spirituals vivem uma “guerra espiritual”. O grande objetivo de ambos os grupos é a dominação global. Em uma prévia divulgada ontem em seu Twitter, Gaga também revelou que todas as imagens foram gravadas com um iPhone 11 Pro.
Em 22 de maio, a cantora divulgou o single Rain on Me, parceria com Ariana Grande. A faixa, assim como a primeira música, segue a linha de pop de pista de dança – adotando batidas do eurodance dos anos 1990, estética em alta no cenário pop.
Colaboradores
O retorno ao pop fica claro também na lista de colaboradores do disco: além da própria Ariana Grande, participam de Chromatica a banda de k-pop BLACKPINK (Sour Candy) e Elton John (Sine From Above).
“Eu vou fazer o que for possível para fazer o mundo dançar e sorrir. Quero lançar faixas que force as pessoas a se alegrem mesmo em seus momentos mais tristes”, antecipou Lady Gaga.
Gaga também já antecipou a tracklist do disco:
1. Chromatica I
2. Alice
3. Stupid Love
4. Rain On Me (with Ariana Grande)
5. Free Woman
6. Fun Tonight
7. Chromatica II
8. 911
9. Plastic Doll
10. Sour Candy (with Blackpink)
11. Enigma
12. Replay
13. Chromatica III
14. Sine From Above (with Elton John)
15. 1000 Doves
16. Babylon
Desde 2016 longe dos estúdios e, consequentemente, dos holofotes, o último álbum de Gaga foi Joanne, com ar conservador e pessoal, inspirado em uma tia da artista, falecida precocemente. Nesse ínterim, Gaga encarou seu primeiro papel nos cinemas, no filme Nasce Uma Estrela, com o qual ganhou o Oscar de Melhor Canção Original por Shallow.