O compositor e maestro Tom Jobim faria 90 anos nesta quarta (25/1)
Para marcar a data, trazemos uma playlist, além de filmes e livros que ajudam a compreender a pessoa e a arte do grande maestro
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (25/1) fazem exatamente 90 anos de nascimento de Antonio Carlos Jobim. O carioca, do bairro da Tijuca, morreu aos 67 anos, em 1994, mas viveu e criou o suficiente para se tornar um dos pilares da moderna música brasileira.
Compositor, pianista, arranjador e maestro, um dos pais da bossa nova, autor de boa parte da discoteca essencial da música brasileira, Jobim foi além e virou referência internacional. Deixou um acervo de canções que por si só dão a dimensão da importância de sua obra.
De Frank Sinatra a Zeca Pagodinho
“Garota de Ipanema”, “Corcovado”, “Samba de uma Nota Só”, “Meditação”, “Ela É Carioca” e outras de suas criações ganharam incontáveis interpretações, em vozes como as de Frank Sinatra, Amy Winehouse, Gal Costa e Zeca Pagodinho
Mas, como há sempre algo mais a se descobrir sobre esse grande artista, aproveite a data como pretexto para conferir uma seleção de músicas, filmes e livros que ajudam a compreender melhor a pessoa, a arte e a genialidade de Jobim:
DOIS FILMES
Amigo do músico, o cineasta Nelson Pereira dos Santos dedicou a ele dois documentários. “A Música Segundo Tom Jobim” (2012) é sobre a obra do artista, retratada na voz de vários intérpretes. “A Luz do Tom” (2013) é sobre a vida pessoal dele, por meio de depoimentos de três mulheres, a irmã dele, Helena e as ex-mulheres Thereza Hermanny e Ana Lontra Jobim.
UMA SELEÇÃO BÁSICA
Ouça 15 canções essenciais na obra de Tom Jobim, interpretadas por Everything But The Girl, Frank Sinatra, Joyce, Gal Costa, Sinéad O’Connor, Amy Winehouse e Zeca Pagodinho, entre outros. Boa parte delas, parcerias com o poeta Vinicius de Moraes.
DOIS LIVROS
“Cancioneiro Jobim — Obras Escolhidas” (Jobim Music, R$ 210). É uma caixa com dois volumes. O primeiro traz a biografia do músico; o segundo, partituras de suas principais criações em ordem cronológica de composição.
“Toda Minha Obra É Inspirada na Mata Atlântica”, de Ana e Tom Jobim. (Jobim Music, R$ 140). O livro traz fotografias da Mata Atlântica feitas por Ana Jobim (reprodução abaixo) e uma seleção de textos de Tom sobre seu processo de criação musical.