No pandeiro! Veja onde curtir o melhor do pagode em Brasília
Com a volta da popularidade do estilo, capital reserva variedade de grupos e casas de shows com boas opções para aproveitar o fim de semana
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos anos, o pagode se reinventou e voltou a estar entre os estilos mais escutados no Brasil. Por meio de músicos como Ferrugem, Dilsinho e Thiaguinho, o gênero está com tudo e tem conquistado jovens e os fãs mais experientes do estilo. A exemplo do restante do país, Brasília também tem exportado novos pagodeiros para o cenário nacional.
Por intermédio de casas de show especializadas em rodas de samba e pagode, que começaram a rivalizar em apelo popular com estabelecimentos focados em música sertaneja, uma nova leva de bandas de pagode tem surgido na capital. Nomes como Di Propósito, Menos é Mais e Se Joga levaram o pagode brasiliense para fora do “quadradinho” e contribuíram na criação de uma nova cultura em torno do estilo na cidade.
Diante de tantas opções de bandas, locais e dias para curtir, o Métropoles separou um roteiro para você se inteirar dos melhores pagodes da cidade e cair no samba.
Brazólia
Localizado atrás do Palácio do Buriti (mais precisamente na SGON Quadra 3), o Brazólia oferece programação recheada de muito pagode. As principais bandas de Brasília se apresentam de forma fixa no estabelecimento. Nas sextas, o som é comandado pelo conjunto Menos é Mais e, no domingo, pela banda Di Propósito. Os ingressos custam em torno de R$20, em lote antecipado, e variam de acordo com a atração e o horário, podendo ser comprados on-line e na própria casa. A programação é disponibilizada no site e Instagram do Brazólia.
Brazólia
SGON QD 03, Lojas 225/231. Atrás do Palácio do Buriti. Reservas e mais informações: (61) 998707399
Vila da Yurb
Funcionando ao lado do Pier 21, e parte do complexo do Yurb, a Vila do Yurb reserva programação especial voltada para o pagode nos fins de semana. As bandas Mesô, Di Propósito e Pegada Diferente têm presença carimbada nas rodas de samba do local. Os ingressos variam de acordo com a atração e podem ser adquiridos on-line. Os horários das apresentações são disponibilizados no Instagram do complexo.
Vila da Yurb
St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2, ao lado do Pier 21, Asa Sul, Brasília
Eskina Bar
Situado na 206 Sul, o Eskina Bar reúne o espírito descontraído dos botecos, com atendimento, drinques, cardápios de qualidade e, claro, muita música. Com programação variada, a casa tem investido também no pagode para atrair o público. Às sextas, aposta na combinação entre feijoada e o grupo pagodeiro Ki Pekado; aos domingos, na Roda de Samba com Mistura 61 e Clima de Montanha. A programação é disponibilizada no Instagram da casa e os ingressos podem ser adquiridos no local.
Eskina Bar
Na 206 Sul. Todos os dias, das 12h à 1h. Reservas e mais informações: (61) 99562-1158
Vila Butiquim
Recém-inaugurada ao lado da Bamboa, o bar e casa de shows Villa Butiquim traz a mistura de pagode e sertanejo em sua nova unidade. A casa tem apostado nos grupos mais antigos da capital, como Amor Maior e Se Joga para agitar o público nas noites de sábado e nas tardes de domingo. A programação é disponibilizada semanalmente on-line e os ingressos variam de acordo com o dia e horário.
Vila Butiquim
Setor Hípico, Área Especial, Conjunto 22, Antiga Bamboa. Reservas e mais informações: (61)985781305
Koal
Em funcionamento no Setor de Industrias Gráficas (SIG), o Koal, bar especializado em bebidas e narguilé também aposto no estilo musical. Tradicionalmente aos domingos, a casa promove pagode com o cantor Ninaut – e agora conta com o grupo Mesô. Mulher tem entrada de graça até as 21h. Homens pagam R$ 10. Depois, o valor varia de acordo com o horário de chegada.
Koal
SIG, Quadra 06. Reservas e mais informações: via direct do Instagram
Mais opções
Brasília ainda reserva uma série de boas opções do gênero para curtir no fim de semana: No Buteco da Boa, o pagode começa às 15h, todos os domingos, com o cantor Pietro Silva. Na recém-inaugurada boate Blitz, a festa é comandada pelo grupo Menos é Mais, também aos domingos, às 15h. No festival itinerante Hostel, a banda Di Propósito irá se apresentar todas as sextas-feiras até o fim da edição atual. Já no Empório St. Antônio do Pier 21, os sábados são ao som de muito pagode com a banda Na Gandaia.
Buteco da Boa
Localizado na região central do Plano Piloto, (201 Sul, Bloco B, Loja 1). Mais informações: (61) 3225-0555
Blitz
SGAS 904 Bloco G (Asceb – Asa Sul, Brasília). Mais informações: (61) 3547-4500/98427-7296. Ingressos antecipados on-line.
Hostel
Até 15 de fevereiro, no clube Ascade Náutica, Setor de Clubes Sul. Ingressos on-line
Empório St. Antônio
Pier 21, Setor de Clubes Sul. Mais informações: (61)3223-0033