metropoles.com

Neil Young processa Trump por uso indevido de músicas em campanha eleitoral

Rockin’ in the Free World, um dos maiores hits do roqueiro, e Devil’s Sidewalk foram tocadas em comício sem autorização do artista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gary Miller/Getty Images
neil young no farm aid 2019
1 de 1 neil young no farm aid 2019 - Foto: Gary Miller/Getty Images

O roqueiro Neil Young moveu processo contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça (4/8), por uso indevido de duas músicas de seu repertório em eventos eleitorais. O republicano tenta se reeleger nas eleições 2020. O músico publicou a ação judicial em seu site oficial.

De acordo com Young, 74 anos, a campanha de Trump utilizou, sem autorização, as canções Rockin’ in the Free World, um de seus maiores hits, e Devil’s Sidewalk em evento de campanha em junho, na cidade de Tulsa (Oklahoma).

“Esta ação não pretende desrespeitar direitos e opiniões dos cidadãos americanos, que são livres para apoiar o candidato de sua escolha”, diz o texto do processo de Young. “No entanto, o autor do processo, em sã consciência, não autoriza uso de sua música como ‘tema’ para uma campanha sectarista e anti-americana de ódio e ignorância”, continua a queixa.

Segundo Young e seus advogados, a campanha de Trump não obteve licença necessária para tocar publicamente as canções.

O republicano já utilizou músicas de Young antes, como na campanha para as eleições de 2016. Mas, em outras oportunidades, os eventos eleitorais haviam obtido autorização junto a entidades de direitos autorais.

A relação complicada entre a maioria dos artistas e o presidente Trump fez com que ASCAP e BMI, duas das principais instituições responsáveis pela cessão de direitos, alertassem políticos sobre a execução de obras musicais em campanhas eleitorais.

Por isso, vários artistas têm exigido junto a essas instituições cláusulas que proíbam o uso de suas obras para fins políticos. Na ação, Young quer coibir que a campanha de Trump volte a utilizar suas canções em eventos futuros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?