Na fila das lives: esperas por transmissões digitais viram programa dos fãs
Os chats das diversas transmissões ao vivo feitas durante a semana tornaram-se um espaço de desabafo entre amigos virtuais
atualizado
Compartilhar notícia
Relacionamentos, decepções amorosas, desafios, jogo de “eu nunca”, sexo e até pessoas buscando por um novo amor! As lives com show entraram na moda durante a pandemia do coronavírus pelo quesito doações e diversão. E os internautas, claro, acharam mais uma forma de substituir os shows presenciais pelos on-line. Os chats das transmissões ao vivo tornaram-se, literalmente, uma fila de espera e um meio de desabafo entre os fãs da celebridade em questão.
Logo que anunciadas, o YouTube permite que o cantor deixe ativo o link de transmissão em seu canal, geralmente uma semana antes do show acontecer. Desta forma, os seguidores podem definir lembretes, que chegarão pelo e-mail quando a live for começar. Logo que abertas as transmissões, o chat da rede social também é liberado para que os seguidores conversem entre si.
No momento em que os fãs entram na live, o YouTube contabiliza quantas pessoas estão aguardando pelo começo da transmissão. Lembrando: semanas antes! O Metrópoles passou uma semana acompanhando diariamente as lives com show de Zé Neto & Cristiano; Wesley Safadão e Raça Negra; e Diogo Nogueira para conferir o que tanto os ansiosos conversam pelo chat. E, acreditem: o resultado é impressionante!
Como diria a rainha da sofrência Marília Mendonça: que convoque os cornos! E é exatamente isso que a live com show de Zé Neto & Cristiano garantiu. A transmissão aconteceu em um sábado, e já na quarta-feira 17 pessoas aguardavam pelo começo do show. Na quinta, o número triplicou, indo para 65 fãs ansiosos, que falavam entre si com intimidade, relatando detalhes de um relacionamento mal resolvido enquanto os outros davam conselhos amorosos dos mais diversos. “Se te faz feliz, então está tudo certo”, comentou um. Já uma hora antes da transmissão começar, 9.280 pessoas aguardavam pelo começo do show.
Segundo a produtora de lives-show Macaco Gordo, a quantidade de pessoas nas transmissões varia, mas sempre há quem fique no chat.
“Tenho percebido [pessoas esperando] nas lives mais famosas. O assunto é realmente variado, mas o que a gente mais vê são [temas] políticos”, contou a produtora em entrevista ao Metrópoles. Já a produtora HD Fortaleza também comentou sobre a presença dos fãs nesses eventos: “Imagino que seja a mesma sensação do acampamento antes dos shows”.
Enquanto isso, a live de Safadão com Raga Negra reuniu antes da apresentação 146 pessoas aguardando a transmissão. Neste caso, os mesmos usuários aguardavam pelo começo da live e acabaram criando uma certa intimidade. Um deles até convidou o outro para uma noite sensual ao som dos ídolos.
Por fim, a live de Diogo Nogueira reuniu fãs mais lights e menos ansiosos. Diferente dos outros, a transmissão do sambista variou entre 10 e 15 pessoas aguardando, com assuntos no chat voltados para pedidos de músicas e internautas dando dicas do que petiscar durante o show on-line.
Dois dias antes da apresentação, a live da cantora Joelma já colecionava 15 fãs esperando pelo início. Neste caso, alguns até comentaram: “Estou acampando na live da Joelma”. Mas, assim como a live de Diogo Nogueira, os ansiosos faziam pedidos de música no chat e conversavam entre si sobre as belezas do Pará, local onde a cantora nasceu.
Jogos e entretenimento
Até, de fato a transmissão começar, os fãs aguardaram ansiosamente pelo show das vozes de Largado às Traças. Um dia antes da live, 116 pessoas resolveram brincar do jogo “eu nunca”, que consiste em revelar intimidades que você nunca tenha feito para descobrir o segredos dos colegas, no chat.
A produtora Macaco Gordo conseguiu identificar mais uma brincadeira comum entre os internautas: “Você menciona o nome de um amigo no chat da live, posta um print no Instagram e marca a pessoa. Tirar o print se tornou um desafio, o chat sobe muito rapidamente”.
Tornou-se comum no Instagram ver prints de lives que citam páginas famosas na rede social. O Come Corda, por exemplo, lançou um desafio onde os seguidores citavam a conta no chat da transmissão e aparecia na página. A brincadeira virou febre e nas lives maiores, como a primeira transmissão de Gusttavo Lima, o administrador da conta postou uma série de prints dos espectadores.
E as visualizações?
Acontece que não importa quantas pessoas estejam “acompanhando” a transmissão antes dela começar. Segundo explicou a produtora HD Fortaleza, o fato de abrir as lives-shows antes do começo serve apenas como meio de divulgação, já que quem fica no aguardo não conta como visualização.
“[Abrir a live antes] serve para divulgação, não conta como visualização. Para que já divulgue o link correto [também] e que as pessoas possam ativar o lembrete”, explicou a produtora. Vale lembrar que transmissões falsas se tornaram um problema, já que criminosos reproduzem o sinal ao vivo do canal oficial, ou seja, a imagem transmitida é a mesma, mas em outra plataforma. Isso faz com que o dinheiro doado caia em uma conta desconhecida.
Mesmo que seja possível ativar o lembrete e receber um e-mail no começo da transmissão, alguns internautas se mostram irritados no chat por terem sido “enganados”. A maioria alega que estava esperando a live começar, acreditando que seria naquele mesmo dia, já que o link já estava disponível. Outros aproveitam para dizer que o show foi cancelado ou teve o dia alterado.