Músicos de Brasília aproveitam isolamento para lançar novas músicas: ouça
Em diversos gêneros, principalmente no cenário do rap, artistas brasilienses aproveitam a quarentena para investir em novas produções
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia do coronavírus no Brasil segue impondo cuidados, como o distanciamento social. O Distrito Federal já contabiliza mais de 11 mil casos, por isso, músicos de Brasília encontraram formas de fugir um pouco dos momentos de crise e, consequentemente, dar alegria aos ouvintes com novos lançamentos de singles e EPs.
A cantora e atriz brasiliense Mariana Guel, por exemplo, lançou, nessa terça-feira (2/6), o EP Atmosfera. O registro foi gravado em agosto de 2019 e conta com composições do músico Lucas Santtana, com mixagem de Fabio Pinczowoski e masterização de Gilberto Monte.
“Serão cinco músicas a serem lançadas em 2020, compondo o EP Atmosfera, para trazer os ouvintes a esse ambiente sonoro de acolhimento e reflexão de forma suave e presente. Não foi combinado, mas lançar a canção Nascer de Novo, neste momento em que estamos passando por uma quarentena, faz todo sentido, pois ela sugere um novo olhar sobre a vida, uma nova forma de nascer e viver”, diz a artista.
A cantora Izabella Rocha e o cantor e violonista João Suplicy estão usando as tecnologias para produzir jams virtuais. Como resultado, lançaram em abril a versão Blue Moon. Já nessa terça-feira, divulgaram Cheek to Cheek, reinventado em um arranjo tropical e acústico, cantado em português e inglês.
“Eu curto muito cantar com o João, pois as levadas originais dele no violão combinam muito com a pegada jazzy que eu adoro! Além de fazermos o que mais amamos, temos a oportunidade de levar música e alegria para asa pessoas nesse momento pandêmico”, afirma Izabella.
Cenário do rap
Grupo conhecido no cenário brasiliense, a Tribo da Periferia lançou, no último dia 29, o single Photoshop, música incluída no álbum 5º Último. O novo sucesso também conta com um clipe, gravado em fevereiro deste ano, antes do isolamento social.
“Dentre as músicas que tínhamos para lançar este ano, essa tem muito a ver com o momento. Perante essa pandemia, nos cabe demonstrar cada vez mais o sentimento que temos por quem amamos. Optamos por levar equilíbrio e paz aos nossos ouvintes, e essa música fala de amor e transformação”, conta o integrante Duckjay.
Além do novo single, o grupo tem investido em lives com show no período de quarentena. Com 6 milhões de inscritos no YouTube, as transmissões ao vivo tem impressionado os cantores, que prometem mais shows.
Já a compositora e intérprete BellaDona estreia seu terceiro álbum de estúdio, Madame. A artista apresenta 15 faixas nas quais conta suas experiências e compartilha histórias de sua trajetória como mulher periférica e suas observações sobre o cotidiano.
Para ilustrar a música, o lançamento do clipe acontece nesta quinta (04/06), às 18h, no canal da artista no YouTube e em outras plataformas digitais. O álbum estará disponível no dia 8 de junho, também em todas as plataformas digitais.
“O álbum é a junção de histórias vividas, relacionamentos, reflexões e empoderamento. A liberdade e o cotidiano do jovem na periferia, mostrando a realidade suburbana. É um disco de rap que também traz elementos do trap, funk, reggaeton e R&B”, comenta BellaDona.
Amor em meio à pandemia
O cantor brasiliense Allan Massay lança a música Do Seu Lado nesta sexta-feira (5/6). O novo trabalho do cantor vem de uma inspiração pessoal e que está acontecendo com diversas pessoas: o sentimento de estar longe da pessoa amada por conta da quarentena. Ele, inclusive, não pode ver a namorada.
“Eu e minha namorada moramos com pessoas que estão no grupo de risco nessa pandemia, então realmente é muito difícil a gente conseguir se ver. Tentamos sempre conversar por vídeo, mas a saudade é imensa”, explica Allan.
No clipe, gravado inteiramente por celular e em casa, Allan fez uma surpresa para cinco casais, na mesma situação de distância. Cantando a música através de videoconferência, os momentos se tornaram uma experiência singular e emocionante para quem recebeu o presente e para quem realizou a homenagem.
“Apenas uma pessoa de cada casal sabia dessa surpresa. Agendamos dia e horário e realmente o pessoal não esperava o que iria acontecer. Foi um processo muito emocionante e esquentou um pouco nosso coração”, conclui Massay.