metropoles.com

Mulheres dominam o universo da música sertaneja no Brasil em 2016

Naiara Azevedo, Maiara & Maraís e Marília Mendonça emplacaram os principais hits do gênero

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
marilia maiara maraisa
1 de 1 marilia maiara maraisa - Foto: Reprodução

Ambiente majoritariamente masculino, a música sertaneja foi invadida pelas mulheres em 2016. A nova geração trilha o caminho aberto por Inezita Barroso, Roberta Miranda e Paula Fernandes. Maiara & Maraísa, Marília Mendonça, Simone & Simaria, Paula Mattos e Naiara Azevedo são alguns dos nomes que dominaram as rádios e emplacaram os principais hits do ano.

Os números não enganam. Juntas, elas somam mais de 8 milhões de seguidores no YouTube. Os vídeos mais vistos ultrapassam a marca de 200 milhões de visualizações. Elas movimentam um público de 40 mil pessoas a cada show. E não são poucos: cerca de 20 por mês. Ou seja, elas “chegaram chegando” e dividem o espaço com Jorge & Matheus, Henrique & Juliano e Matheus & Kauan.

“Fiquei muito feliz com o crescimento das mulheres no sertanejo. Era algo que sentia falta. Elas são muito talentosas e o mercado estava precisando disso”, afirmou o cantor Chitãozinho, ao Metrópoles.

O êxito das mulheres inspira outras artistas, como a brasiliense Adriana Samartini. Ela afirma que a grande influência atualmente é a cantora Marília Mendonça: “É uma ótima cantora e não se encaixa nos padrões de beleza, o que a torna ainda mais especial”.

Mesmo sendo uma cantora focada na música baiana, Samartini interpreta sertanejo, funk e forró. “Elas mostram que as mulheres têm força e estão entrando em um mercado dominado por homens. Com isso, elas abrem portas para que várias outras sigam os passos”, completa.

 

Parte da popularidade das cantoras se deve à internet. Levantamento das principais ferramentas de streaming mostra que o sertanejo é o gênero mais ouvido no Brasil. No Deezer, Marília Mendonça e Maiara e Maraisa aparecem no top 5, com “Infiel” e “10%”, respectivamente.

No Spotify, a situação se repete e comprova o sucesso do sertanejo feminino: Maiara & Maraísa e Marília Mendonça repetem a dobradinha, apenas perdendo para a popstar internacional Rihanna.

As musas também são responsáveis por sucessos consagrados na voz de de duplas masculinas. A música “Que Sorte a Nossa”, sucesso de Matheus & Kauan, foi composta por Paula Mattos em conjunto com Luiz Henrique e Fernando Palone. Da parceria entre Marília Mendonça e Maiara & Maraísa surgiu a canção “Cuida Bem Dela”, famosa pela interpretação de Henrique & Juliano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?