Morre Shane MacGowan, lendário vocalista e compositor do The Pogues
Morte de Shane MacGowan aos 65 anos foi confirmada pela esposa dele, Victoria Mary Clarke, nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
O cantor britânico Shane MacGowan, vocalista da banda de punk rock celta The Pogues, morreu aos 65 anos de idade. A notícia foi divulgada pela mulher do músico, Victoria Mary Clarke, nas redes sociais, nesta quinta-feira (30/11). A causa da morte não foi informada.
“Shane sempre será a luz que mantenho diante de mim e a medida dos meus sonhos e o amor da minha vida”, declarou Victoria. “Obrigada pela sua presença neste mundo, você o tornou tão brilhante e deu tanta alegria a tantas pessoas com seu coração, alma e sua música.”
Em dezembro de 2022, MacGowan foi hospitalizado com encefalite viral e passou vários meses de 2023 na terapia intensiva.
Trajetória
Nascido em 1957, Shane MacGowan se destacou não apenas pela voz distintiva, mas também pelo estilo único de composição, que misturava referências literarárias, mitológicas e bíblicas.
Sua carreira teve início nos anos 70 e ganhou reconhecimento com a formação dos The Pogues, grupo que misturava influências de música tradicional irlandesa com o vigor do punk rock.
Com MacGowan à frente, a banda alcançou sucesso internacional, especialmente com canções como Fairytale of New York. O álbum mais famoso da banda, Rum, Sodomy, and the Lash (1985), foi um marco na música, consolidando sua posição na cena alternativa e recebendo aclamação crítica.
Além do sucesso com a banda, Shane MacGowan é lembrado pela energia criativa e personalidade excêntrica que o tornaram uma figura icônica na cena musical.
Por causa do vício em álcool e drogas, a relação de Shane MacGowan com o The Pogues teve altos e baixos. Em 1991, ele saiu do grupo Pogues, mas continuou a trabalhar em colaborações com outros artistas e lançamento de álbuns solo.