Morre, aos 81 anos, a cantora e compositora Miúcha
Irmã de Chico Buarque e mãe de Bebel Gilberto, a artista estava em tratamento contra um câncer
atualizado
Compartilhar notícia
A cantora e compositora Miúcha, irmã de Chico Buarque de Holanda, faleceu na tarde desta quinta-feira (27/12), após uma parada respiratória. Filha do historiador e jornalista Sérgio Buarque de Holanda e da pintora e pianista Maria Amélia Cesário Alvim, Heloisa Maria Buarque de Hollanda estava em tratamento contra o câncer.
Testemunha dos primeiros anos da bossa nova, Miúcha lançou 14 álbuns ao longo de sua carreira de mais de 40 anos. Nascida no Rio de Janeiro, a compositora mudou-se ainda na infância para a cidade de São Paulo. Aprendeu a tocar violão com um amigo da família, o poeta Vinícius de Moraes. Foi ela quem ensinou os primeiros acordes ao irmão Chico Buarque e quem apresentou João Donato a Caetano Veloso e Gilberto Gil, o que viria a ser uma das parcerias mais frutíferas da MPB.
A repercussão da morte levou o nome de Miúcha a lista de assuntos mais comentados do Twitter. A Jornalista Leilane Neubarth lamentou a perda. “Tô muito triste. Acabo de saber da morte da cantora Miúcha. Uma perda importante pra música brasileira. Conheci Miúcha pessoalmente, uma pessoa querida”, disse, em seu perfil oficial.
Deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, Paulo Teixeira enviou suas condolências à família. “Perdemos a querida Miúcha e sua linda voz que aqueceu nossos corações. Meus sentimentos a toda famÍlia Buarque de Holanda e em especial ao Chico Buarque”. O rapper Fioti, irmão do Emicida, também prestou homenagem à cantora. “Uma das grandes intérpretes da música brasileira”, afirma.
Meus sentimentos a família de Miúcha, uma das grandes interpretes da música brasileira. https://t.co/qHG6zVjs3l
— Fioti (@fiotioficial) 27 de dezembro de 2018