metropoles.com

Michael Jackson 60 anos: entenda por que ele é o Rei do Pop

Apenas por lançar Thriller, esse título já seria mais do que justo. Porém, o artista fez muito mais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de Michael Jackson. Ele está em um palco com os braços abertos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Michael Jackson. Ele está em um palco com os braços abertos - Metrópoles - Foto: Getty Images

Michael Jackson completa 60 anos nesta quarta-feira (29/8): muita gente vai reclamar do uso do presente. Azar o deles! O legado do Rei do Pop segue vivaço.

A coroa de Michael não é à toa: boa parte do que se conhece da estética do show business foi criada por esse icônico artista – evidentemente, com auxílio de gigantes como Madonna, Elvis e Beatles.

Ao longo da extensa carreira – Michael Jackson começou a cantar com os irmãos aos 5 anos de idade no Jackson 5 – o multifacetado artista definiu as bases do pop: trouxe o R&B, as guitarras de Eddie Van Halen, a dança (o que dizer do saudoso Moonwalk) e, principalmente, os milhões de efeitos especiais e cinematográficos. Gosta de videoclipe? Pois agradeça ao Rei do Pop a incrível difusão dessa linguagem.

Relembrar a trajetória de Michael é, de certa forma, falar sobre a formação da música pop. Já criança, no Jackson 5, ele encantou o mundo com o suingue e talento.

Qual sua música favorita do Rei do Pop? Talvez seja difícil responder essa pergunta sem usar a muleta de um top 3. Mas vou aceitar o desafio. Thriller, sem sombra de dúvidas, carrega aquele status de “QUE HINO”.

A faixa – digna de um verbete próprio na Wikipédia – foi gravada em 1982, como uma das canções do disco Thriller. Composta por Rod Temperton e com produção de Quincy Jones, a música virou single em 1984.

Porém, o ano de 1983 marca o momento decisivo: o lançamento do clipe de 14 minutos de Thriller. Um dos melhores clipes do mundo – segundo a Billboard –, a produção foi dirigida por John Landis e mostrou o lado ator de Michael Jackson.

As condecorações da produção são inúmeras: foi o primeiro vídeo do gênero a integrar a Biblioteca do Congresso norte-americano; recebeu o título de significância cultura, história e estética, e, de acordo com o Guinness Records, vendeu mais de 9 milhões de cópias. Ufa!

Phil Walter/Getty Images

 

Vida turbulenta
A lista de sucessos não para por aí: Smooth Criminal, Black or White, Beat It, Billie Jean, We Are The World, They Don’t Care About Us (com clipe gravado no Rio de Janeiro e Salvador, e direção de Spike Lee). O tamanho é quase similar à quantidade de polêmicas.

Abuso sexual, uma paternidade confusa e cirurgias plásticas são algumas das acusações feitas ao cantor. Sobre a pedofilia, ele foi absolvido. As outras o perseguiram até a morte, em 25 de junho de 2009.

Tretas à parte, o Rei do Pop segue sendo o mais influente cantor dessa indústria!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?