Mestre do jazz, Ramsey Lewis morre aos 87 anos
De acordo com a mulher do músico, ele morreu “em paz na sua casa em Chicago”
atualizado
Compartilhar notícia
Vencedor de três grammys, o famoso pianista de jazz Ramsey Lewis, consagrado autor de sucessos desde a década de 60, morreu na última segunda-feira (12/9), aos 87 anos. Segundo a mulher do músico, Lewis morreu “em paz na sua casa em Chicago”.
O artista começou a se interessar por música na igreja, onde seu pai, fã de jazz, era diretor de coral. Em 1956, Lewis lançou seu álbum de estreia com o baixista Eldee Young e o percussionista Redd Holt. O trabalho foi reconhecido pelo grande público pouco tempo depois.
Lewis se tornou um ícone do jazz do dia para a noite com o inesperado sucesso de The ‘In’ Crowd, uma versão instrumental da popular canção de Dobie Gray para a Motown. A canção chegou a entrar para a lista de sucessos da Billboard, um feito e tanto para uma canção de jazz, em uma época dominada pelo rock, pop e R&B.
Ao longo da carreira, foram quase 80 álbuns. Lewis também recebeu o maior prêmio do Fundo Nacional para as Artes dos Estados Unidos em 2007. Durante a carreira, tocou com Aretha Franklin, Tony Bennett, Al Jarreau e Pat Metheney.
Ramsey chegou a tocar no jantar que, em 1995, o então Presidente norte-americano, Bill Clinton, ofereceu ao presidente Fernando Henrique Cardoso, do Brasil.