metropoles.com

MC Cabelinho protesta no disco Ainda: “Quem mora em favela também é gente”

Em apenas 24 horas, o álbum bateu sete milhões de views no YouTube e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
MC Cabelinho
1 de 1 MC Cabelinho - Foto: Divulgação

Lá na década de 1990, quando Cidinho e Doca lançaram o Rap da Felicidade, o funk tinha um olhar mais voltado para dentro das favelas. De lá para cá, o estilo seguiu para outros caminhos e ganhou o mundo. Agora, MC Cabelinho resgata o tom político do ritmo com o lançamento de Ainda, disco que, em menos de 24 horas, bateu sete milhões de views no YouTube e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Ao longo de 13 faixas, o artista transforma em música todos os sons do lugar onde cresceu, o PPG – conjunto das comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, no Rio de Janeiro. “As letras do álbum são muito reais porque falam de problemas sociais, de política, de vida mesmo”, ressalta o MC em entrevista ao Metrópoles.

MC Cabelinho
MC Cabelinho estava no ar na novela Amor de Mãe, e, assim como o restante do elenco, aguardo a volta das gravações

Com a ajuda dos DJs Juninho e Portugal, MC Cabelinho deu contornos de trap, rap e funk a sons como as sirenes policiais, os tiros de fuzil e até os coros de igreja. A ideia, segundo o funkeiro, é fazer o país se levantar contra o racismo estrutural. “Se eu não acreditasse no poder da arte, eu não teria lançado Ainda”, afirma Cabelinho.

É impossível ouvir os versos de Reflexo, música com participação de BK, e não lembrar do caso João Pedro, de 14 anos, morto dentro de casa, durante ação policial, em São Gonçalo (RJ). “Minha nossa senhora essa madrugada nem deu pra dormir/O barulho do águia sobrevoando me fez despertar/ Passou no jornal a polícia invadindo e claro que eu ouvi/A troca de tiro impede outra vez o meu filho de estudar”, diz trecho da canção.

Denunciar a truculência policial e o descaso dos governantes com as vidas pretas também é parte da missão de MC Cabelinho com Ainda. “Parece que as autoridades esquecem que quem mora em favela também é gente. É violência, é desprezo… se nós, os artistas, não dermos voz às minorias, as coisas vão ficar muito mais difíceis”, salienta o músico.

Com as discussões sobre igualdade racial aquecidas por movimentos como o Black Lives Matter, as novas canções de MC Cabelinho tiveram rápida aceitação e enorme repercussão nas redes sociais. “Eu fiquei surpreso quando eu entrei pros Trends Topics do Twitter. Fiquei emocionadão. Mas imaginava que meus fãs iam chegar junto. A rapaziada sempre fortalece e isso só me dá mais força”, comemora.

Nem só de luta vive os jovens da favela, eles também amam e se divertem. É o que o cantor destaca em faixas como Beco do Pistão e Em Busca do Prazer, que retratam a vida de solteiro no morro, além de Essa Noite e Recaídas, com batidas mais ligadas ao pop, versos mais românticos e participações do cantor Gaab e da cantora Budah, respectivamente.

“Só tem parceiro no meu álbum. Admiro o trabalho de todo mundo ali. Já tinha gravado com MC Hariel, Dfideliz, DJ Juninho… BK, meu irmão! A Budah eu conheci pelo Juninho, ele me mostrou uma música dela e eu me amarrei no som”, lembra.

Aos 23 anos, MC Cabelinho construiu sua carreira tendo a internet como principal ferramenta de divulgação. Apesar disso, é na união do povo do PPG que o funkeiro credita o sucesso. “Acho que o funk é disseminado nas favelas de forma diferente. É na roda de amigos, é na rádio da comunidade… a favela é muito unida, tá ligado?”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?