Luiz Melodia será homenageado no Prêmio da Música Brasileira
A 29ª edição do evento acontece em 15 de agosto, com apresentação das atrizes Débora Bloch e Camila Pitanga
atualizado
Compartilhar notícia
O Prêmio da Música Brasileira chega à 29ª edição no dia 15 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com apresentação de Débora Bloch e Camila Pitanga – e transmissão ao vivo pelo canal do evento no YouTube e pelo Canal Brasil. Mas só recentemente o idealizador e diretor da premiação, José Maurício Machline, pôde respirar aliviado. No ano passado, a cerimônia foi realizada na raça, sem patrocínio. Assim, numa rede colaborativa, os artistas convidados abriram mão de seus cachês, e os custos foram pagos por Machline, de seu próprio bolso.
Neste ano, a história foi diferente: há cerca de um mês, a Petrobras oficializou sua entrada no prêmio como patrocinadora. “Eu estava muito inseguro, o trabalho que foi feito em 2017 não poderia ser repetido novamente”, diz Machline. “Embora o prêmio do ano passado tenha tido colaboração de muita gente, os custos fixos que não foram cobertos eu tive de bancar.”
Além da homenagem a Luiz Melodia (1951-2017) – que, em vida, ganhou cinco troféus da premiação –, a 29ª edição do evento contará com novidades, entre elas: a criação da categoria Melhor Videoclipe; na categoria Melhor Canção, o artista agora poderá concorrer se tiver lançado a faixa como single; e a categoria Revelação foi rebatizada: Revelação Petrobras.
Machline fala sobre as novidades. “Houve algumas mudanças de regulamento. Por exemplo, uma coisa que tinha acabado no mercado da música e agora voltou foi o videoclipe. O clipe retornou com uma força imensa. Antigamente, os artistas gravavam seu disco e seu DVD. Hoje em dia, o DVD está diminuindo muito e está aumentando o clipe.”
Ele aponta ainda para o crescimento da gravação e lançamento das canções avulsas. “Você lança uma faixa hoje, outra dali a três meses. Então, o prêmio tem de acompanhar esses critérios de mudança de mídia musical. O clipe foi uma delas; a entrada de singles foi outra. Os artistas que gravam single começaram a entrar também em outras categorias, como cantor, compositor, etc. Antes, o nosso regulamento previa uma junção de canções para que os participantes pudessem ser avaliados. Hoje, com uma canção só, eles podem concorrer ao prêmio, inclusive em outras categorias.”