Luiz Melodia morre aos 66 anos após batalha contra o câncer
O artista chegou a fazer um transplante de medula, mas a quimioterapia não surtiu o efeito esperado
atualizado
Compartilhar notícia
O cantor Luiz Carlos dos Santos, conhecido como Luiz Melodia, morreu nesta sexta-feira (4/8) aos 66 anos no Rio de Janeiro (RJ). Ele lutava contra o mieloma múltiplo, que é um tipo de câncer no sangue.
No começo do ano, a família do artista estava animada com a sua recuperação. Após um transplante na medula óssea, o artista deu sinal de melhoras, mas as sessões de quimioterapia realizadas posteriormente não surtiram o efeito esperado. Ele estava internado no hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro (RJ).
Em 2016, o cantor sofreu um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi hospitalizado.
Repercussão
A morte de Luiz Melodia causou comoção no meio cultural. Cantores e artistas foram às redes sociais para homenagear um dos ícones da Música Popular Brasileira (MPB). Gilberto Gil lamentou a partida do amigo, assim como o ator Lúcio Mauro Filho. “Foi um golpe muito grande para a gente”, disse Alcione.
Carreira
Luiz Melodia brindou os brasileiros com sua música durante 46 anos de carreira. Cantor e compositor de renome da música nacional, viu suas letras serem interpretadas por nomes como Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso.
Melodia nasceu em 7 de janeiro de 1951, no morro do Estácio, na cidade do Rio de Janeiro. Entre os maiores sucessos, está a música “Pérola Negra” (1971).
Musicalmente, o artista fez importante ponte entre o samba do morro e os ritmos black dos Estados Unidos, como o R&B, o soul e o blues.