Lil Nas X: quem é o rapper que mescla country, rap e rock
O músico explodiu com o Yeehaw Challenge, no app TikTok, e agora lança colaborações com Billy Ray Cyrus e Cardi B
atualizado
Compartilhar notícia
Lil Nas X é um nome que tem aparecido nas paradas americanas há algum tempo. Ele bateu o recorde de artistas como Wiz Khalifa, Black Eyed Peas e Eminem com Old Town Road, primeira música de hip-hop a ficar cinco semanas no topo da Billboard Hot 100. Apesar de ter lançado o single no fim de 2018, ele se tornou uma febre – sobretudo no aplicativo TikTok – por misturar o rap e o country. Recentemente, o artista lançou seu primeiro EP, 7.
Montero Lamar Hill nasceu em 1999, em Atlanta, Georgia, e passou um tempo estudando trompete: sua única educação formal em música. Ele cursou um ano na Universidade de West Georgia antes de deixar a faculdade e se aprofundar no mundo da internet, onde se tornou um especialista na criação de memes e posts virais.
Nesta época, ele já divulgava suas próprias canções, mas nenhuma delas alcançou o sucesso de Old Town Road. Em entrevista à Rolling Stone, Hill explicou o processo criativo por trás do hit: “Eu pensei ‘preciso fazer [algo] curto, grudento, com frases que as pessoas vão querer usar como legendas. [Veio] ‘horses in the back. Aí, pensei: ‘É uma coisa que as pessoas vão querer falar todos os dias'”.
Desde seu lançamento, a canção dominou o aplicativo TikTok, tornando-se um meme onde as pessoas viravam cowboys no Yeehaw Challenge. Logo após lançar a faixa, Lil Nas X começou uma campanha para conseguir uma colaboração com Billy Ray Cyrus – lenda do country americano e pai de Miley Cyrus. Quando o cantor country ouviu que Nas gostaria de trabalhar com ele, ficou surpreso: “Pra quê ele precisa de mim? [A canção] é perfeita!”, disse o veterano. A campanha impulsionou a canção do 83º lugar nas paradas para o 19º e garantiu ao novato um contrato com a gravadora Columbia Records.
Em abril, Lil Nas X quebrou o recorde de In My Feelings, do Drake, com o maior número de streams em uma semana e se tornou o primeiro hit nº 1 de Billy Ray Cyrus. Além dele, a música também usa uma batida do Nine Inch Nails como base. Atualmente, artistas como Diplo e Young Thug lançaram remixes da faixa, que aparece no trailer de Rambo: Last Blood.
No EP, Nas também traz parceria com Cardi B, na faixa Rodeo. Entre suas principais referências, o jovem de 20 anos elenca Kendrick Lamar, Kid Cudi e Drake.
“Música nunca foi algo que me vi fazendo”, disse Nas à Rolling Stone. Tudo mudou quando ele fez uma faixa chamada Shame e a compartilhou no SoundCloud. “Não sou muito supersticioso, mas enquanto eu escutava a batida, melodias e flows vinham à minha cabeça. Nem precisei pensar – parecia uma força ou algo do tipo”, explicou Nas.
some of y’all already know, some of y’all don’t care, some of y’all not gone fwm no more. but before this month ends i want y’all to listen closely to c7osure. ??✨ pic.twitter.com/O9krBLllqQ
— nope (@LilNasX) June 30, 2019
Embora seu maior sucesso seja Old Town Road, Lil Nas X não seguiu a pegada country no resto de seu EP, optando por usar guitarras e batidas de hip-hop tradicionais. Isso não significa que 7 seja igual a outros trabalhos de jovens rappers que estão bombando no momento: Lil Nas X tem um flow e escrita diferentes dos outros.
Embora sua carreira não seja muito desenvolvida, o artista tem quase 2 milhões de seguidores no Twitter, onde ao conversar com seus seguidores, revelou que é gay com sua canção c7osure. Em resposta às críticas, o cantor foi bem-humorado como sempre, tuitando que o próximo a falar algo ofensivo sobre ele ganharia um beijo. A comunidade do rap ainda é considerada bastante homofóbica, o que inspirou outros fãs a comemorar a ação de Nas, que seguiu nos passos do rapper Frank Ocean.