metropoles.com

Leia a crítica, ouça o disco: Helmet, Michael Bublé e Teenage Fanclub

A coluna quinzenal “Leia e Ouça” retorna com novidades de pop e rock alternativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Michael Bublé
1 de 1 Michael Bublé - Foto: Reprodução/Facebook

Três nomes com certa experiência na música retornaram com novos discos nas últimas semanas. A coluna “Leia e Ouça” começa o giro internacional por “Dead to the World”, primeiro álbum do Helmet em seis anos. A banda de metal alternativo segue sob a batuta do guitarrista, vocalista e compositor Page Hamilton.

Também comentamos “Nobody But Me”, nono disco do cantor de jazz e pop tradicional Michael Bublé (foto no alto). Desta vez, ele entrega até um cover dos Beach Boys, entre temas autorais e outras versões dos anos 1950 e 1960. Encerramos o roteiro com “Here”, novo disco da veterana banda de power pop Teenage Fanclub.

Leia e ouça:

Reprodução/ Jacob Blickenstaff Photography/Facebook

Helmet – “Dead to the World”
Page Hamilton já beira os 60 anos e se recusa a envelhecer. O chamado metal alternativo do Helmet flertou com as rádios nos anos 1990 e depois foi substituído por decalques como o pós-grunge (Creed, Nickelback) e o nu metal (Korn, Linkin Park). Em pleno 2016, a Helmet alcança o oitavo álbum de estúdio sem qualquer pretensão de renovar a fórmula.

A guitarra em modo staccato e os refrões desacelerados continuam ditando o ritmo das novas canções – as primeiras inéditas desde 2010. Hamilton atinge alguns bons momentos dentro desse conceito, como “Red Scare” e “Die Alone”. Acha respiro até para “Green Shirt”, cover de Elvis Costello na época dos Attractions. Uma pena que a parcela vibrante do material esteja concentrada apenas na primeira metade do CD.

Avaliação: Regular

 

Reprodução/Facebook

Michael Bublé – “Nobody But Me”
Para o bem e para o mal, Bublé tenta ser um correspondente contemporâneo dos grandes crooners do jazz e do pop tradicional do passado, como Frank Sinatra e Dean Martin. Mais uma vez, o canadense mistura versões de temas clássicos com composições próprias. Bublé bate ponto nos covers “My Kind of Girl”, “The Very Thought of You”, “I Wanna Be Around” e “My Baby Just Cares for Me”.

Bem executados e com as esperadas orquestrações de big band. As autorais mostram um cantor à vontade, tentando equilibrar suas pretensões jazzísticas com produção alinhada ao pop atual. Há simpatia, mas falta identidade própria. O principal acerto fica para o fim: a delicada apropriação de “God Only Knows”, hit dos Beach Boys.

Avaliação: Regular

 

Reprodução/Facebook

Teenage Fanclub – “Here”
A banda segue como raro caso de sobrevivente dos anos 1990. Chegou a flertar com o sucesso no início daquela década, resistiu às idas e vindas do rock alternativo, formou público em tempos de pirataria e crise no mercado fonográfico. Até que chegamos a “Here”, 11º disco de uma carreira que parece caminhar absolutamente à parte de modas e grifes.

Com um power pop cada vez mais descompromissado, a banda entrega um álbum de bonitas canções românticas. Do ar juvenil sessentista de “Thin Air” ao tema à la R.E.M “The Darkest Part of the Night”. O grupo ainda parece distante da brilhante primeira década de carreira, de álbuns como “Grand Prix” (1995) e “Bandwagonesque” (1991). Mas merece certo louvor por simplesmente insistir em ser autêntica.

Avaliação: Bom

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?