metropoles.com

Leandro Brito, de Brasília, é dono do maior canal de pagode do YouTube

Empresário mostra como a internet ajudou grupos locais a alcançarem o sucesso nacional e colocou Brasília entre as cidades do samba e pagode

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Leandro Brito e Péricles
1 de 1 Leandro Brito e Péricles - Foto: Reprodução/Instagram

A capital federal tem ganhado espaço no cenário musical nacional com grupos como Menos é Mais, Di Propósito e Fala Comigo. O empresário Leandro Brito, youtuber e especialista quando o assunto é samba e pagode, acredita que este “é o melhor momento do samba na história de Brasília”.

Pioneiro a criar conteúdo no YouTube direcionado ao público do samba, Leandro nasceu em Valparaíso (GO) e vive em Brasília há mais de 10 anos. Apesar de ter formação em administração e marketing, sua paixão é a música, área que atua há 15 anos. Ele está à frente do Canal do Leandro Brito, criado há 12 anos, e que hoje está com mais de 760 mil inscritos, 500 vídeos postados e mais de 188 milhões de visualizações.

Sempre focado no samba e pagode, tudo começou quando Leandro decidiu publicar vídeos com algumas aulas de cavaquinho. Todavia, nos últimos cinco anos, percebeu que precisava de outras apostas para abocanhar uma audiência maior.

“Passei a entrevistar grandes nomes do pagode, entre eles: Dilsinho, Tiaguinho, Ferrugem. A grande sacada foi quando eu comecei a produzir o conteúdo dos grupos. Percebi que produções com música atraiam mais audiência”, explicou.

5 imagens
Leandro Brito e Péricles
Leandro Brito e Sorriso Maroto
Leandro Brito e Thiaguinho
Leandro Brito e Tiee
1 de 5

Leandro Brito e Ferrugem

Fabio Elias/Arquivo Pessoal
2 de 5

Leandro Brito e Péricles

Fabio Elias/Arquivo Pessoal
3 de 5

Leandro Brito e Sorriso Maroto

Fabio Elias/Arquivo Pessoal
4 de 5

Leandro Brito e Thiaguinho

Fabio Elias/Arquivo Pessoal
5 de 5

Leandro Brito e Tiee

Fabio Elias/Arquivo Pessoal

No início, a produção de vídeos era com música acústica e contava com cantores amigos de Leandro. “O primeiro convidado foi o Tiee, que começou a ter destaque por meio do canal, com um vídeo que fizemos em Brasília e que hoje tem milhões de visualizações”, recorda o empresário.

Segundo Leandro, os artistas do pagode de Brasília começaram a notar a relevância do canal. “Estávamos alcançando muitas visualizações e então os grupos vieram me procurar”, contou. O primeiro conterrâneo a procurar foi o Di Propósito, o interesse era gravar um DVD, o Luau do DP. Hoje, no canal de Leandro no YouTube, todos os vídeos somados desta produção têm mais de 20 milhões de visualizações.

Em seguida, o Menos é Mais o procurou, em outubro de 2018. “Queriam gravar um projeto com o formato do que fiz para o Di Propósito. Até então eles eram pouco conhecidos em Brasília”, relembra. O vídeo foi gravado no Setor de Clubes e, apesar dos contratempos meteorológicos, o trabalho deu certo e teve grande performance no YouTube.

Em janeiro de 2019, Leandro publicou o segundo trabalho do Menos é Mais, o Roda de Samba no Boteco da Boa. Foi mais um grande sucesso do canal, quase 12 milhões de visualizações. E, para fechar, o terceiro trabalho deles no Brasólia.

Com cinco anos intensos de dedicação ao canal, o youtuber acredita que seu trabalho se tornou um espelho para os grupos novos terem possibilidade de se inspirar e produzir conteúdos novos para a internet. Os artistas começaram a ver como poderiam usar a internet sem gastar muito. Sem os grandes investimentos de gravadora”, ressalta Leandro.

Lives durante a pandemia

Com a onda das lives, devido à suspensão das apresentações ao vivo como medida de contenção do Covid-19, o fluxo de transmissões ao vivo no canal foi grande nos últimos meses. Grupos que estavam iniciando a carreira e não tinham inscritos suficientes para ter uma boa audiência em uma live, procuraram Leandro durante a quarentena.

“Fazíamos muitos shows presenciais com público e, com a pandemia, o canal cresceu mais. Na crise, é onde as pessoas podem ter visão de destaque. Transmitimos mais de 100 lives durante esse período. O ritmo diminuiu, mas no último final de semana ainda tivemos duas”, comenta.

Para Leandro, a qualidade do conteúdo produzido no DF colocou a capital federal no mesmo patamar que Rio de Janeiro e São Paulo. “O caminho está na internet. O samba não tinha essa veia digital. E foi inusitado esse canal vir de Brasília, muitos acham que sou de São Paulo ou Rio de Janeiro. Nossa cidade está produzindo cada vez mais e já entrou no TOP 3 do Brasil quando o assunto é samba”, defende.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?