Leandro Brito, de Brasília, é dono do maior canal de pagode do YouTube
Empresário mostra como a internet ajudou grupos locais a alcançarem o sucesso nacional e colocou Brasília entre as cidades do samba e pagode
atualizado
Compartilhar notícia
A capital federal tem ganhado espaço no cenário musical nacional com grupos como Menos é Mais, Di Propósito e Fala Comigo. O empresário Leandro Brito, youtuber e especialista quando o assunto é samba e pagode, acredita que este “é o melhor momento do samba na história de Brasília”.
Pioneiro a criar conteúdo no YouTube direcionado ao público do samba, Leandro nasceu em Valparaíso (GO) e vive em Brasília há mais de 10 anos. Apesar de ter formação em administração e marketing, sua paixão é a música, área que atua há 15 anos. Ele está à frente do Canal do Leandro Brito, criado há 12 anos, e que hoje está com mais de 760 mil inscritos, 500 vídeos postados e mais de 188 milhões de visualizações.
Sempre focado no samba e pagode, tudo começou quando Leandro decidiu publicar vídeos com algumas aulas de cavaquinho. Todavia, nos últimos cinco anos, percebeu que precisava de outras apostas para abocanhar uma audiência maior.
“Passei a entrevistar grandes nomes do pagode, entre eles: Dilsinho, Tiaguinho, Ferrugem. A grande sacada foi quando eu comecei a produzir o conteúdo dos grupos. Percebi que produções com música atraiam mais audiência”, explicou.
No início, a produção de vídeos era com música acústica e contava com cantores amigos de Leandro. “O primeiro convidado foi o Tiee, que começou a ter destaque por meio do canal, com um vídeo que fizemos em Brasília e que hoje tem milhões de visualizações”, recorda o empresário.
Segundo Leandro, os artistas do pagode de Brasília começaram a notar a relevância do canal. “Estávamos alcançando muitas visualizações e então os grupos vieram me procurar”, contou. O primeiro conterrâneo a procurar foi o Di Propósito, o interesse era gravar um DVD, o Luau do DP. Hoje, no canal de Leandro no YouTube, todos os vídeos somados desta produção têm mais de 20 milhões de visualizações.
Em seguida, o Menos é Mais o procurou, em outubro de 2018. “Queriam gravar um projeto com o formato do que fiz para o Di Propósito. Até então eles eram pouco conhecidos em Brasília”, relembra. O vídeo foi gravado no Setor de Clubes e, apesar dos contratempos meteorológicos, o trabalho deu certo e teve grande performance no YouTube.
Em janeiro de 2019, Leandro publicou o segundo trabalho do Menos é Mais, o Roda de Samba no Boteco da Boa. Foi mais um grande sucesso do canal, quase 12 milhões de visualizações. E, para fechar, o terceiro trabalho deles no Brasólia.
Com cinco anos intensos de dedicação ao canal, o youtuber acredita que seu “trabalho se tornou um espelho para os grupos novos terem possibilidade de se inspirar e produzir conteúdos novos para a internet. Os artistas começaram a ver como poderiam usar a internet sem gastar muito. Sem os grandes investimentos de gravadora”, ressalta Leandro.
Lives durante a pandemia
Com a onda das lives, devido à suspensão das apresentações ao vivo como medida de contenção do Covid-19, o fluxo de transmissões ao vivo no canal foi grande nos últimos meses. Grupos que estavam iniciando a carreira e não tinham inscritos suficientes para ter uma boa audiência em uma live, procuraram Leandro durante a quarentena.
“Fazíamos muitos shows presenciais com público e, com a pandemia, o canal cresceu mais. Na crise, é onde as pessoas podem ter visão de destaque. Transmitimos mais de 100 lives durante esse período. O ritmo diminuiu, mas no último final de semana ainda tivemos duas”, comenta.
Para Leandro, a qualidade do conteúdo produzido no DF colocou a capital federal no mesmo patamar que Rio de Janeiro e São Paulo. “O caminho está na internet. O samba não tinha essa veia digital. E foi inusitado esse canal vir de Brasília, muitos acham que sou de São Paulo ou Rio de Janeiro. Nossa cidade está produzindo cada vez mais e já entrou no TOP 3 do Brasil quando o assunto é samba”, defende.