K-Pop chega ao patamar de grande sucesso da música mundial
No lineup de premiações e festivais, os astros asiáticos fazem a cabeça dos fãs ocidentais
atualizado
Compartilhar notícia
Ao longo dos anos, o K-Pop tem se destacado por conta de sua estética e sonoridade diferenciada. O gênero já é comum na Coreia do Sul há mais de 20 anos, mas só recentemente ganhou força e status de sucesso mundial. A última edição do Billboard Music Awards consagrou o grupo BTS. A girlband BLACKPINK chegou, também neste ano, ao prestigiado festival Coachella.
O BTS está em grande fase: ganharam pela primeira vez o prêmio de Top Duo/Group no Billboard Music Awards 2019. Além deles, no entanto, há um grupo de mulheres que têm tanta força quanto os garotos. Vindas de uma das maiores agências de entretenimento da Coreia do Sul – a YG Entertainment –, as integrantes do BLACKPINK surpreenderam a todos quando foram anunciadas no lineup do Coachella, ao lado de nomes como Childish Gambino, Janelle Monáe, The 1975, DJ Snake, Diplo e Juice WRLD.
O grupo indie coreano Hyukoh também fez parte da lista de atrações do evento – a banda se apresentou nos mesmos dias destinados a Ariana Grande, Khalid e Zedd.
O BTS já trabalhou com artistas como The Chainsmokers, Halsey e Ed Sheeran. BLACKPINK, por sua vez, lançou recentemente uma faixa em colaboração com Dua Lipa, chamada Kiss And Make Up.
Embora esses sejam os maiores grupos do momento no âmbito internacional, outras bandas também conseguiram marcar presença. Por exemplo, Lay Zhang (ex-integrante chinês do grupo EXO) e o grupo NCT 127 colaboraram na produção da faixa Let’s Shut up & Dance.
Outra parceria de impacto envolve o grupo feminino Red Velvet, que se juntou ao DJ Diplo para produzirem um remix da canção Close to Me, de Ellie Goulding. Chanyeol (membro do EXO) se uniu ao Far East Movement e Marshmello e se apresentou ao lado de Tinashe na música Freal Luv.
Steve Aoki também parece ser fã do K-Pop, tendo colaborações com o BTS (Waste It On Me e Mic Drop) e o grupo Monsta X, em Play It Cool.
Key, membro do SHINee, fez If You’re Over Me com os cantores britânicos Years & Years. Os veteranos do K-Pop, Super Junior, também buscam renovar sua sonoridade – desta vez, em parceria com Leslie Grace para criar Lo Siento, uma canção que funde o K-Pop com a música latina.
No entanto, os nomes pioneiros das colaborações entre música oriental e ocidental são G-Dragon e Missy Elliot – em 2013, a dupla lançou 늴리리야 (Niliria) para o álbum do rapper.
Conheça os grupos de K-Pop abaixo: