metropoles.com

K-pop: Amber Liu pede desculpas após acusação de racismo

A idol reconheceu a própria ignorância sobre a questão racial nos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução do YouTube
amber-liu
1 de 1 amber-liu - Foto: Reprodução do YouTube

A artista de K-pop, ex-membro do grupo f(x), Amber Liu foi acusada de racismo, após comentar um vídeo onde um homem negro é detido por um policial branco enquanto comia um sanduíche em uma estação de metrô na Califórnia. O momento foi registrado por uma amiga dele.

Apresentada ao vídeo em uma entrevista, Amber reagiu dizendo que “esse homem mereceu”. “Eu acho que ele mereceu. Ele é superdesrespeitoso, você não precisa agir dessa forma com um policial. Ele ainda é um policial, mostre algum tipo de respeito. Saiba seus direitos, mas mostre algum tipo de respeito”, disparou a rapper. No vídeo, Joe Kitsukawa do JKNews a adverte, dizendo que é um tópico sensível: “Culturalmente, não entendemos pelo que a comunidade negra passa, então o jeito que eles respondem a policiais é bem diferente do nosso”.

O comentário da idol, no entanto, não foi bem recebido pelos fãs, que imediatamente pediram o “cancelamento” dela nas redes sociais. Um vídeo compartilhado no Twitter diz: “Oi Amber Liu cala a boca e escuta o cara quando ele te diz que você não deveria falar sobre um tópico sobre o qual você claramente não tem nenhuma informação”.

Após a repercussão negativa, Amber foi ao Twitter se desculpar. Em uma longa declaração, ela fala do arrependimento que sente pelo comentário e atribui o erro à sua ignorância. “Foi minha culpa não estar mais atenta ao racismo sistêmico nos Estados Unidos que continua e só piorou nesses 10 anos que morei no exterior. Sou 100% contra o racismo e a discriminação. Me irrita que ele foi destacado pela cor de sua pele. Isso é completamente injusto e eu sinto muito por não ter visto toda a situação e ter tomado uma conclusão rapidamente. Sinto muito por machucar vocês”, escreveu a artista.

Ela ainda reforça que sempre foi a favor da igualdade, do amor e que acredita no movimento Black Lives Matter. “Sinto muito que afetei negativamente tantas pessoas por causa da minha ignorância e continuarei a me educar sobre essa tópico”, concluiu a estrela.

Repercussão negativa

Seus fãs, no entanto, não acreditaramque foi apenas a ignorância e desatenção de Amber que causaram a confusão. Uma fã respondeu ao pedido de desculpas da rapper dizendo: “Amber não é ignorante, ela é racista – você não pode me dizer que uma americana não tem conhecimento da tensão racial e dos inúmeros casos de brutalidade e assédio policial neste país – ela conhece a história por trás disso, sabe a gravidade do que ela disse, e ela é racista”.

Outros fãs aceitaram o pedido de desculpas e defenderam Amber: “Os idols precisam aprender a se desculpar assim”, disse uma. “Ou você está por fora do racismo nos EUA ou está por dentro o suficiente para apoiar o Black Lives Matter”, disse outra, em referência ao posicionamento de Amber.

O caso de Steve Foster

O vídeo que Amber estava comentando mostrou um homem negro que estava comendo um sanduíche em uma plataforma de metrô na Califórnia. Steve Foster, 31 anos, estava a caminho do trabalho por volta das 8h no dia 4 de novembro. O vídeo gravado por sua amiga mostra apenas o momento que um policial, identificado como D. McCormick, o parou segurando sua mochila e o dizendo que seria detido por infringir a lei.

Depois de protestos de Steve, dizendo que não seria preso por comer um sanduíche, McCormick afirmou que ele seria preso por resistir à detenção. Em outros vídeos, a amiga de Steve mostra que três outros policiais chegam à plataforma e forçam o homem a se virar e o algemam. A lei que McCormick se referia é a PC 640 (b) (1), que afirma que é proibido “comer ou beber em uma instalação ou veículo do sistema em áreas onde essas atividades estão”. Embora tenha sido detido, o homem não foi preso mas recebeu uma multa de US$ 250 e 48 horas de serviço comunitário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?