metropoles.com

Julee Cruise, cantora do tema da série Twin Peaks, morre aos 65 anos

Artista lançou quatro discos de estúdio e ficou famosa pelas colaborações com o cineasta David Lynch e o compositor Angelo Badalamenti

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michel Linssen/Redferns
A cantora Julee Cruise, famosa pelo tema de Twin Peaks
1 de 1 A cantora Julee Cruise, famosa pelo tema de Twin Peaks - Foto: Michel Linssen/Redferns

A cantora Julee Cruise, famosa pelo tema da cultuada série Twin Peaks, de David Lynch e Mark Frost, morreu aos 65 anos, nos Estados Unidos. Nascida em Creston (Iowa), a intérprete e multi-instrumentista “deixou este plano em seus próprios termos”, segundo o marido dela, Edward Grinnan, escreveu em publicação no Facebook. “Sem arrependimentos. Ela está em paz”, continuou.

Forjada no mundo da música desde cedo, Cruise conheceu Lynch durante a produção de Veludo Azul (1986), quarto longa do diretor de Cidade dos Sonhos (2001). A cantora colaborou com o compositor Angelo Badalamenti e emplacou um dos destaques da trilha de Veludo, a versão cantada de Mysteries of Love.

Mas o trabalho que tornou Cruise famosa no universo lynchiano foi a série Twin Peaks, que teve duas temporadas entre 1990 e 1991 e uma terceira em 2017.

A canção Falling, versão vocal do tema do seriado, se tornou sua assinatura e foi incluída em seu álbum de estreia, Floating Into the Night (1989), com letras de Lynch e composições de Badalamenti. A artista também fez uma ponta na série e no longa Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992), prelúdio da história original.

A trilha sonora oficial de Twin Peaks ainda reuniu mais duas canções do disco, Into the Night e The Nightingale. Em 2017, um dos episódios da terceira temporada trouxe The World Spins, outra faixa do disco Floating, agora em versão com a banda Chromatics. Esta canção também foi interpretada por Cruise em momento decisivo da segunda temporada da série.

A amizade com Lynch e Badalamenti se estendeu também para o espetáculo avant-garde Industrial Symphony Nº1. Ao longo dos anos 1990, Cruise lançou seu segundo disco de estúdio, The Voice of Love (1993), e interpretou uma versão de Summer Kisses, Winter Tears, de Elvis Presley, para o filme Até o Fim do Mundo (1991), de Wim Wenders.

Também atriz, a artista atuou nos musicais da Broadway Return to the Forbidden Planet (1991) e Radiant Baby (2004).

Durante a década de 2000, Cruise lançou The Art of Being a Girl (2002) e excursionou com a banda The B-52’s. Seu último álbum de estúdio, My Secret Life, foi lançado em 2011.

Nos últimos anos de vida, Cruise se afastou dos palcos por causa de uma dor crônica causada pela lúpus. Em 2018, num post no Facebook, ela compartilhou com os fãs que a doença afetava sua capacidade de andar e ficar em pé.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?